Motorista que recebeu R$ 131 milhões por erro bancário processa instituição financeira por danos morais

Por Redação 25/01/2025 16h04
Por Redação 25/01/2025 16h04
Motorista que recebeu R$ 131 milhões por erro bancário processa instituição financeira por danos morais
dinheiro - Foto: Getty Images/Imagem Ilustrativa

Um motorista autônomo, de 59 anos, decidiu levar à Justiça um banco após um erro grave ocorrido em 2023. Na ocasião, a instituição financeira transferiu equivocadamente R$ 131 milhões para a conta dele, que prontamente comunicou a falha e devolveu a quantia. O caso ocorreu em Palmas, capital de Tocantins.

Apesar de ter devolvido o dinheiro assim que notou o erro do banco, o motorista afirma que, desde então, sofreu uma série de transtornos e abalos emocionais.

Segundo a ação, o caso gerou grande repercussão midiática, inclusive internacional, expondo o motorista a constrangimentos e pressões. Ele relata ter sido vítima de ameaças e coação por parte do gerente do banco, que exigiu a devolução imediata do valor. “Ao informar ao banco réu sobre o ocorrido, foi pressionado, ameaçado e coagido a devolver o dinheiro de forma imediata, sendo tratado como um bandido naquele momento”, descreve o processo.

Além disso, o motorista alega que o erro impactou negativamente sua vida financeira e emocional. A tarifa mensal de sua conta foi alterada unilateralmente após o incidente, já que a quantia elevada fez com que sua conta fosse automaticamente reclassificada para a categoria "Select", que possui custos mais altos.

Ele pede na Justiça uma indenização por danos morais, alegando que foi tratado de forma desumana e injusta pela instituição financeira. Ele busca reparação pelo abalo psicológico e pelos constrangimentos enfrentados desde o erro do banco.