Comitiva do Ifal Marechal visita instalações de hotel escola do Instituto Federal do Ceará
Quartos organizados de acordo com os melhores padrões da rede hoteleira nacional. Espaços de convivência para o lazer individual ou em família. E tudo preparado por estudantes de cursos técnicos federais. A experiência do Hotel Escola Guaramiranga, no Ceará, foi conhecida de perto nesta semana por integrantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro, que analisam a possibilidade de abrir novos cursos na área de Turismo e Hotelaria.
A comitiva liderada pela professora Tâmisa Vicente, chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, vem estudando o tema desde junho de 2024. Pesquisas realizadas junto ao setor produtivo da hotelaria em Marechal Deodoro apontam para a carência de trabalhadores capacitados para atender as demandas do setor na região, além do apoio à abertura de novos cursos voltados a atender esta demanda.
"Para isso, estamos conhecendo iniciativas que possam servir como referência para novos cursos técnicos, principalmente no que se refere às práticas dos meios de hospedagem", explica Tâmisa.
O grupo já visitou o novo Laboratório de Hospedagem do IFAL - Campus Maragogi, inaugurado em novembro de 2024, e agora conheceu o Hotel Escola Guaramiranga, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), único da Rede Federal de ensino. A diretora-geral do Campus Guaramiranga, Lúcia Aguiar, apresentou todo o funcionamento administrativo, financeiro e pedagógico do espaço, além dos desafios para a manutenção do projeto, inaugurado em 2014.
Além de Tâmisa Vicente, participaram da visita técnica a coordenadora do curso técnico em Guia de Turismo, Lídia Fabiana, e a diretora de Administração do Campus Marechal Deodoro, Karine Miranda.