Mulher tenta aplicar golpe da falsa compra no Mercado Livre em arapiraquense que estava vendendo câmera

Por Redação 24/01/2025 11h11
Por Redação 24/01/2025 11h11
Mulher tenta aplicar golpe da falsa compra no Mercado Livre em arapiraquense que estava vendendo câmera
Golpe no Mercado Livre - Foto: Shutterstock

Uma mulher tentou aplicar o golpe da falsa compra no Mercado Livre em um arapiraquense que vendia uma câmera fotográfica.

Como funciona?

Para praticar o golpe, uma pessoa entra em contato com quem está vendendo um produto pela plataforma e demonstra interesse. Ela pede um e-mail da vítima para "ativar um seguro de compra" e afirma que finalizou a compra.

Ao mesmo tempo, uma mensagem chega ao e-mail com a informação sobre a conclusão da venda. O problema é que a mensagem não é do Mercado Livre.

Sinais ajudam a identificar que o e-mail não é da plataforma. O principal é a presença de um endereço não corporativo no remetente. Os vendedores também devem ter cautela na hora de enviar o produto, seguindo o processo apenas se o crédito estiver registrado na conta digital do Mercado Pago no site.

O que aconteceu?

Esse mesmo modus operandi foi utilizado com o arapiraquense, que deu detalhes sobre a ação de uma mulher que tentou enganá-lo. Ele estava vendendo uma câmera no valor de R$ 6 mil.

"Uma mulher entrou em contato comigo pelo Mercado Livre, demonstrando interesse em comprar minha câmera. Ela pediu para que eu falasse com ela pelo Instagram, e, até então, não vi nada de anormal. Percebi que ela estava muito interessada, pois pediu vídeos da câmera, perguntou se havia algum defeito e parecia confiável devido ao interesse em detalhes sobre o estado do equipamento", disse.

Ao desconfiar da situação quando ela pediu o e-mail, ele resolveu "testar" se a mulher estava agindo de boa fé. Uma pesquisa na internet revelou que se tratava de um golpe.

"Minha desconfiança começou quando ela pediu meu e-mail, alegando que, para ativar o seguro de compra do Mercado Livre, era necessário inserir o e-mail do vendedor. Achei estranho e decidi fazer um teste. Passei a ela um endereço de e-mail que não utilizo e que não está vinculado à minha conta do Mercado Livre. Poucos minutos depois, ela me informou que havia finalizado a compra".

"Ao verificar o e-mail, vi que chegaram mensagens informando que minha venda no Mercado Livre tinha sido concluída e que eu deveria despachar o produto para o comprador. No entanto, estranhei novamente, pois nenhuma notificação apareceu no aplicativo do Mercado Livre. Após pesquisar na internet, descobri que se tratava de um golpe. Se eu tivesse caído, teria enviado a câmera e nunca receberia o pagamento", completou.