Cobras são encontradas em encomenda com pedras de argila e apreendidas no Aeroporto de Fortaleza

Duas cobras da espécie Real Mexicana Preta foram apreendidas na manhã desta quinta-feira, 23, em operação no terminal de cargas do Aeroporto de Fortaleza (CE). As serpentes estavam em uma comenda oriunda de Governador Mangabeira (BA) e com destino a Juazeiro do Norte (CE).
De acordo com a Receita Federal, as cobras estavam em uma encomenda com pedras de argila. A medida tinha o motivo de burlar a fiscalização. A ação da Divisão de Vigilância e Repressão da 3ª Região Fiscal, porém, identificou a espécie por meio de técnicas de análise de risco.
Inicialmente, os fiscais chegaram a considerar que as serpentes eram da espécie Mamba Negra, uma das mais venenosas do continente africano. Após análise veterinária, no entanto, foi confirmada como Real Mexicana Preta, ou Lampropeltis Getula Nigrita.
A espécie é avaliada em cerca de R$ 7 mil no comércio regular. Elas foram entregues ao IBAMA para investigação quanto às responsabilidades e devolução do animal ao habitat de origem.
Comportamento da Real Mexicana Preta
Ao Terra, Fabiano Morezi, tecnologista do Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEV) do Instituto Butantan explicou o comportamento da espécie. Apesar de não ser venenosa, ela tem um dente no fundo da boca que libera uma secreção tóxica para ajudá-la na digestão.
“Não é um veneno semelhante a de um bicho que tem o aparato próprio para o envenenamento da presa, por exemplo. O dela fica no fundo da boca, para auxiliá-la no processo de digestão, não da captura da presa”, disse o especialista.
A serpente também se destaca com seu poder de adaptação e potencial invasor. Essa facilidade se deve a sua alimentação com aves, roedores, lagartos e até outras cobras.
Últimas Notícias

ASA estreia com vitória na Série D do Brasileiro e faz 3 a 0 na Juazeirense
Bandidos invadem canteiro de obras do novo hospital de Palmeira dos Índios, rendem vigilante e roubam materiais

PM apreende quatro armas de fogo e drogas em ocorrências registradas no sábado em Alagoas

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque, irmã de Chico, aos 74 anos

'Quando enfrentei a depressão aos 60 anos, encontrei na corrida um novo propósito', diz Carminha; participação de atletas femininas alagoanas em competições dobra em 2024
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
