Morre ex-secretário de Turismo argentino, baleado há um mês ao entrar por engano em comunidade do Rio

Por Redação com O Globo 13/01/2025 20h08
Por Redação com O Globo 13/01/2025 20h08
Morre ex-secretário de Turismo argentino, baleado há um mês ao entrar por engano em comunidade do Rio
Empresário e ex-secretário de Bariloche: saiba quem Gastón Burlón, turista argentino baleado no RJ - Foto: Divulgação

O ex-secretário de Turismo de Bariloche Gastón Fernando Burlón, de 51 anos, morreu na tarde desta segunda-feira, um mês após o turista ter sido baleado ao entrar por engano na comunidade do Escondidinho, ao errar o caminho para o Cristo Redentor. A informação foi divulgada por um comunicado da Câmara de Turismo de Bariloche.

"Gastón foi uma referência comprometida e visionária, cujo trabalho marcou um contributo significativo para aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado", destacou o texto do comunicado, que ressaltou a "paixão pela promoção do turismo" do argentino.

Já a Embaixada do Brasil na Argentina transmitiu as condolências à família e aos amigos de Burlón, através de publicação em sua conta oficial no X.

Burlón presidia atualmente a Câmara Argentina de Turismo Estudantil (CATE), uma associação que reúne empresas do setor, de acordo com o jornal argentino La Nación. Pelas redes sociais, ele se apresentava como proprietário de uma agência de viagens desde 2000.

O argentino, sua mulher e os filhos estavam indo para o Cristo Redentor em 12 de dezembro, quando o GPS do carro o direcionou para a comunidade do Escondidinho, no Rio Comprido, dominada pela facção Comando Vermelho (CV). O veículo foi alvejado e Gastón atingido por um tiro na cabeça. Ele foi socorrido no Hospital Souza Aguiar na ocasião, unidade em que seguia internado.

De acordo com o Canal 10, rede de TV pública da região da Patagônia, a vítima estava internada no CTI, em coma. Os danos cerebrais "foram muito severos" e, mesmo após dias de evoluções favoráveis em seu quadro de saúde, Burlón começou a piorar no último fim de semana. A morte foi confirmada ao meio-dia desta segunda-feira, destacou o Canal 10.

Segundo Nádia Loza, mulher de Gastón, informou ao jornal Clarín, a rua estreia e íngreme que acessaram não tinha "nada fora do comum", até que duas pessoas cercaram o veículo, apontando armas. Após quatro tiros disparados, e o turista baleado, o carro perdeu o controle e se chocou contra o muro de uma casa. Os filhos ficaram desesperados.

Buscas por autor do disparo

A Polícia Civil identificou Sandro da Silva Vicente, conhecido como Sandrinho, como autor dos disparos. O suspeito mora no Morro dos Prazeres, vizinho ao Escondidinho. Segundo a corporação, ele tem longo histórico criminal, com mais de 20 anotações.

Nesta segunda-feira, equipes da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) realizaram buscas pelo suspeito nas comunidades dos Prazeres, Fallet e Fogueteiro, todas em Santa Teresa. Ele não foi encontrado. Segundo a Polícia Civil, diligências "seguem, desde a expedição do mandado de prisão, para localizar e capturar o autor". A investigação ainda está em andamento.