Mulher que contraiu raiva humana após ser mordida por sagui morre em Recife

Uma mulher de 56 anos que contraiu raiva humana morreu no sábado (11), em Recife (PE). É o primeiro caso da doença em oito anos em Pernambuco.
O que aconteceu
Mulher foi mordida na mão esquerda por um sagui em 28 de novembro de 2024. Ela procurou atendimento em Santa Maria do Cambucá, no agreste pernambucano, onde morava, e foi orientada a tomar soro e quatro injeções, mas não voltou para seguir com o tratamento.
Quadro se agravou quase um mês depois, segundo a imprensa local. Ela foi transferida para o Huoc (Hospital Universitário Oswaldo Cruz) em 31 de dezembro. O hospital é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas.
Paciente apresentava dormência, além de dores e fraqueza muscular. Em 2 de janeiro, ela evoluiu para um quadro neurológico grave com insuficiência respiratória.
Brasil registrou 48 casos de raiva humana entre 2010 e 2024. Nove foram causados por mordidas de cães, 24 por morcegos, seis por primatas não-humanos, dois por raposas, quatro por felinos e um por bovino, informou o Ministério da Saúde. Em outros dois casos, não foi possível identificar o animal que provocou a agressão.
Apenas dois pacientes sobreviveram à raiva humana no Brasil. Em 2008, Marciano Menezes da Silva foi mordido por um morcego, mas não recebeu a vacina antirrábica por "não apresentar sintomas da doença". Um mês depois, ele começou a sentir dormência nos braços e febre alta e iniciou um tratamento no Huoc. Ele se tornou a quarta pessoa no mundo a sobreviver à raiva, mas com sequelas. Em 2017, um adolescente foi diagnosticado e conseguiu ser tratado a tempo em Manaus.
Hospital lamentou a morte. "Expressamos as mais sinceras condolências e desejamos, ainda, conforto, paz, e muita força para a família".
Últimas Notícias

Morre Papa Francisco, aos 88 anos

ASA estreia com vitória na Série D do Brasileiro e faz 3 a 0 na Juazeirense
Bandidos invadem canteiro de obras do novo hospital de Palmeira dos Índios, rendem vigilante e roubam materiais

PM apreende quatro armas de fogo e drogas em ocorrências registradas no sábado em Alagoas

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque, irmã de Chico, aos 74 anos
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
