FAF, MPAL e órgãos firmam TAC sobre segurança no Estádio Rei Pelé
Nesta sexta-feira (3), a Federação Alagoana de Futebol (FAF) participou de uma reunião promovida pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que deve garantir mais segurança em jogos no Estádio Rei Pelé, em Maceió.
O encontro contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), além dos clubes CRB e CSA.
O TAC estabelece medidas de segurança voltadas para proteger torcedores, funcionários e todos os envolvidos em eventos realizados no Estádio Rei Pelé, em Maceió. A iniciativa é ainda mais relevante, considerando que o estádio está em reforma. Em caso de descumprimento das cláusulas, será aplicada uma multa de R$10 mil, destinada à aquisição de novos equipamentos de segurança para o estádio.
Jogos e definições
Para a partida entre CSA e Barcelona de Ilhéus (BA), neste sábado (4), foi autorizada a presença de 10 mil torcedores, sem venda de ingressos para o Setor 3, que será utilizado pelo público do Setor 5.
Já no provável jogo da próxima quarta-feira (8), 3 mil ingressos serão disponibilizados para o Setor 3, com entrada pelo Portão 14, mediante a instalação de oito catracas móveis pelo clube mandante. O Portão 13 será reservado exclusivamente para viaturas e ambulâncias.
No clássico entre CRB e CSA, marcado para o dia 25, o clube mandante deverá disponibilizar 1.500 ingressos para o Setor 5 e 300 para o Setor 7. Além disso, foi acordado o isolamento das ruas de acesso a esses setores, com a instalação de barreiras e sinalização a pedido do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).
CBMAL
Par analisar o parecer técnico apresentado pelo engenheiro Carlos Eduardo Blaso durante a audiência desta sexta-feira (3), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) abrirá uma comissão técnica para atualização do Termo de Autorização para Adequação do Corpo de Bombeiros (TAACB) que é um é um documento que atesta que a estrutura utilizada atende às exigências do Regulamento de Segurança Contra Incêndio.
Segurança reforçada
O promotor de Justiça Max Martins destacou a importância do TAC neste período de reformas no estádio, “com o estádio em obras e três partidas programadas, é essencial garantir a segurança dos torcedores. Todos os órgãos envolvidos, incluindo clubes e representantes da FAF, assumiram suas responsabilidades, e o Ministério Público espera o cumprimento integral do TAC.”
Entre outras medidas, ficou definido que o portão 2 será utilizado para o desembarque das delegações, com segurança a cargo do clube mandante. Durante os jogos, os ônibus ficarão estacionados na Academia da Polícia Militar.
Compromissos da Selaj e FAF
A Selaj se comprometeu a instalar iluminação na Rampa 4 e a fornecer pontos de energia para as catracas móveis no jogo do dia 8, além de realizar a limpeza e retirada de entulhos após a partida.
À FAF e aos clubes caberá dar ampla divulgação ao TAC, reforçando o compromisso de todos com a segurança nos eventos esportivos.
Assinaram o TAC, além do promotor de Justiça Max Martins, o comandante do CPRM, coronel Maciel Pantaleão; o tenente-coronel BM Francisco Leopardi, o presidente da FAF, Felipe Feijó, o secretário da Selaj, Carlos Humberto Risco, o diretor executivo do CRB, Diogo Peixoto, a presidente do CSA, Mirian Monte e o engenheiro Carlos Eduardo Blaso.