Mulher tenta aplicar 'golpe do Enjoei' em arapiraquense que tentava vender ingresso de festa de réveillon
Um arapiraquense quase foi vítima de um golpe após tentar vender um ingresso de uma festa de réveillon, que acontecerá em Maceió. A autora utilizou a plataforma de compra e venda de itens usados "Enjoei" na tentativa de golpe.
Ao Já é Notícia, o homem contou que fez um comentário no perfil da festa no Instagram, com o intuito de vender o ingresso no valor de R$ 1 mil.
Na noite do domingo (29), uma mulher falou com ele no Direct do Instagram para saber qual era o valor do ingresso, retornando novamente na manhã seguinte.
"Falou comigo, perguntou se ainda tava com os ingressos e se ainda tinha interesse. Eu falei pronto, tenho sim. 'Então faz o seguinte: Você vai ter que botar no aplicativo Enjoei para fazer a divulgação. Aí você vai fazer a divulgação do ingresso e vai mandar o link pra mim'. Isso eu fiz, né? Fui, enviei e tal, aí pronto", disse.
Em seguida, a golpista afirmou que funcionários da empresa entrariam em contato e ele receberia o valor da venda, mas antes, um pagamento no valor de R$ 400 deveria ser feito, como uma espécie de procedimento de segurança.
O homem também recebeu ligações da suposta central de atendimento, afirmando que a quantia deveria ser paga. A promessa era de um reembolso da própria plataforma.
A situação toda pareceu muito estranha para o arapiraquense, que desconfiou se tratar de um golpe e pediu ajuda para uma pessoa próxima, que o alertou sobre um crime semelhante com diversas vítimas pelo país.
Após perceber que não conseguiria aplicar o golpe, a mulher começou a chamar a vítima de golpista e fez ameaças, além de falar que estava na delegacia registrando um boletim de ocorrência.
Prints obtidos pela reportagem revelam que ela chegou a postar em suas redes sociais uma imagem do perfil do arapiraquense no Instagram. "Acabei de tomar um golpe desse cara, me ajuda a denunciar e compartilhar por favor", disse na publicação.
Em outra mensagem, ela afirma que está fazendo registros da conversa. "Estou gravando tudo pra você ver que você sumiu porque você é golpista".
Em nota enviada à CNN Brasil em uma matéria de setembro deste ano sobre o golpe, a Enjoei deu algumas dicas para os usuários.
“A plataforma não entra em contato com os usuários através do WhatsApp e recomenda atenção redobrada ao domínio dos e-mails dos contatos que os usuários possam vir a receber. Informações pessoais não devem ser compartilhadas — no caso de envio dos produtos, todas as informações necessárias são disponibilizadas através da plataforma”.