'Prainha' com quadra de beach tennis às margens de rio poluído em SP tem baixa adesão, lixo boiando e pernilongos

Por Redação, com g1 10/12/2024 11h11
Por Redação, com g1 10/12/2024 11h11
'Prainha' com quadra de beach tennis às margens de rio poluído em SP tem baixa adesão, lixo boiando e pernilongos
Prainha em SP - Foto: Rodrigo Rodrigues/g1

Alvo de memes nas redes sociais, a "Prainha de Paulista" criada pela Sabesp às margens do Rio Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, terminou no domingo (8) de forma melancólica durante a Virada Sustentável da Prefeitura de São Paulo.

Apesar do burburinho criado nas redes sociais depois de o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), ter feito piada com o local, a prainha montada no fim da ciclovia do Rio Pinheiros, com acesso pelo Parque Cândido Portinari, teve pouca participação do público, segundo os próprios funcionários do local. O espaço contava com areia, cadeiras de praia e até quadra de beach tennis.

O g1 esteve duas vezes no espaço, nas tardes de sexta-feira (6) e de sábado (7), mas não encontrou nenhum usuário curtindo as atrações do espaço.

Os DJs convidados tocavam para os funcionários que, sob sol e chuva, continuaram no local à espera do público.

Alguns funcionários contratados para o evento disseram que apenas no dia da inauguração e nos dias de visitação de escolas houve mais adesão do público.

“Pouca gente apareceu de fato. Apenas algumas escolas e algumas pessoas que vinham andar de bike na ciclovia com os filhos e paravam para conhecer”, afirmou a monitora, que não quis se identificar.

Entre os dias 3 e 8 de dezembro, a prainha recebeu uma série de eventos e debates sobre sustentabilidade. O objetivo, segundo a Sabesp, era ter um "espaço inovador que simboliza transformação, convivência e reflexão sobre o papel de cada cidadão na preservação do meio ambiente”, às margens do “revitalizado Rio Pinheiros”.

Por meio de nota, a Sabesp afirmou que, em seis dias da atração, cerca de 1.350 pessoas visitaram o espaço, entre visitantes via Sympla, escolas e convidados da empresa.

O número é bem baixo se compararmos com os mais de 20 milhões de pessoas, segundo medição da própria empresa, que acessaram o vídeo que viralizou nas redes sociais como piada.

"O projeto, às margens do revitalizado rio Pinheiros, cumpriu amplamente seu propósito de fomentar a reflexão sobre sustentabilidade, preservação dos recursos hídricos, descarte correto de resíduos, uso consciente de água e o papel de cada cidadão na preservação ambiental", disse a empresa.

Segundo a companhia, "o espaço teve como missão atingir as pessoas das mais diversas formas e alcançou repercussão significativa, com ampla divulgação na mídia espontânea e mais de 20 milhões de visualizações nas redes sociais".

Poluição e pernilongos

Apesar de ser considerado pela companhia e pelo governo de São Paulo como um rio revitalizado, o g1 viu na outra margem do Pinheiros, na mesma altura da "prainha", muito lixo boiando.

O canal de divulgação da Sabesp orientava os visitantes a levarem repelente contra os mosquitos que se proliferam na beira do rio e a sua própria garrafa d’água.

Questionada sobre a quantidade de mosquitos no local, uma das funcionárias disse que no fim da tarde "a situação era insuportável": "Precisa de muito repelente nas pernas", contou.

O que é a Virada Sustentável?

Segundo a Prefeitura de SP, a Virada Sustentável é “o maior festival de sustentabilidade da América Latina”. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.

“Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes”, afirmou.

O que disse a Sabesp

"Cerca de 1.350 pessoas estiveram na Prainha de Paulista, entre visitantes via Sympla, escolas e convidados. Parte da programação da Virada Sustentável para promover um futuro sustentável e apresentado pela Sabesp, o espaço teve como missão atingir as pessoas das mais diversas formas e alcançou repercussão significativa, com ampla divulgação na mídia espontânea e mais de 20 milhões de visualizações nas redes sociais. O projeto, às margens do revitalizado rio Pinheiros, cumpriu amplamente seu propósito de fomentar a reflexão sobre sustentabilidade, preservação dos recursos hídricos, descarte correto de resíduos, uso consciente de água e o papel de cada cidadão na preservação ambiental".