'Marcha Internacional da Capoeira' homenageia vítimas de tragédia na Serra da Barriga
Capoeiristas de diversas regiões do Brasil se reuniram em União dos Palmares, na manhã de hoje, sábado, 30, para a 'Marcha Internacional da Capoeira', evento que celebra a herança cultural e histórica da Serra da Barriga, reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul. Este ano, a marcha foi marcada por um tom de pesar e solidariedade, em homenagem às vítimas do grave acidente ocorrido no último domingo, 24, que vitimou fatalmente 20 pessoas.
Durante a caminhada, os participantes entoaram cânticos tradicionais de capoeira e fizeram um minuto de silêncio em respeito às vidas perdidas no acidente com o ônibus que transportava passageiros para um evento cultural na serra. No ônibus havia moradores de União dos Palmares, turistas, estudantes e capoeiristas.
Entre os presentes na marcha estavam familiares das vítimas, que foram acolhidos pelos organizadores e pela comunidade capoeirista. A homenagem ocorreu para reforçar a importância da Serra da Barriga não apenas como um símbolo de luta pela liberdade, mas também como um espaço de união e resistência.
O acidente aconteceu quando um ônibus perdeu força e caiu de ré em uma ribanceira, enquanto transportava quase 50 pessoas para o projeto Pôr do Sol na Serra, promovido pela Prefeitura de União dos Palmares.
Assista: