Funcionário demitido por comer salgado que iria para o lixo será indenizado

Um supermercado foi condenado após demitir um funcionário que comeu um croquete que iria para o lixo. O caso aconteceu em Albacate, na Espanha.
Funcionário comeu salgado no fim do expediente, segundo o jornal El País. O supermercado Mercadona tinha acabado de fechar e os funcionários estavam limpando a seção de alimentos para consumo imediato. No fim do dia, o que sobra ali é descartado. Um deles pegou um croquete, que já estava no carrinho para ser jogado fora.
Política da empresa proíbe que funcionários consumam produtos sem pagamento prévio. Dois dias depois, um coordenador questionou o funcionário, que confirmou que comeu o croquete sem pagar. Ele foi demitido no mesmo dia por motivos disciplinares.
Justiça entendeu que demissão foi ilegal. No dia 15 de outubro, o Superior Tribunal de Justiça de Castela-La Mancha rejeitou um recurso da Mercadona e considerou que a conduta do trabalhador não constitui infração gravíssima. "De forma nenhuma ingerir um alimento que iria para o lixo pode causar a mais grave sanção do mundo do trabalho, a demissão do trabalhador".
"O fato é simples: no dia 8 de julho de 2023, pelas 22 horas, o autor consumiu um croquete do blister destinado ao lixo, sem qualquer dissimulação, reconhecendo esse fato quando questionado, sendo um fato excepcional, pontual e esporádico, e conhecendo a ordem e instrução da empresa de sua vedação. Ou seja, uma desobediência que daria à Mercadona o direito de sancionar o seu funcionário, mas não de o despedir", diz trecho da decisão do Superior Tribunal de Justiça de Castela-La Mancha.
Mercadona diz que funcionário cometeu infração gravíssima. Segundo a defesa, o funcionário comeu vários croquetes, de 4,20 euros (ou R$ 25), o que representa "fraude, deslealdade ou abuso de confiança" e furto. O trabalhador estava na empresa há 16 anos.
Decisão diz que Mercadona deve reintegrar o funcionário ou indenizá-lo no valor de 40 mil euros (cerca de R$ 245 mil). A empresa informou ao jornal El País que pagará a indenização.
Últimas Notícias

Homem que bateu a cabeça enquanto trabalhava em lava a jato morre no Hospital de Emergência do Agreste

Homem e receptadora são presos horas após furto de peças de roupa em loja no Centro de Arapiraca

Da sala de aula ao Bosque, primeira edição do Slam Interescolar de Arapiraca acontece neste sábado (26); veja como realizar inscrição

Homem furta frango em abatedouro na Vila Bananeiras e ameaça filho da proprietária

AO VIVO: Acompanhe o primeiro dia do velório do Papa Francisco
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
