Perícia aponta banheiro como possível local de origem de local de explosão de prédio residencial em Maceió
A perícia do Instituto de Criminalística concluiu na última sexta-feira, 08, que o banheiro de um dos apartamentos pode ter sido o ponto exato da explosão que resultou no desabamento parcial do prédio, matando três pessoas e deixando cinco feridos. A explosão ocorreu no residencial Maceió I, na Cidade Universitária, parte alta de Maceió e afetou 21 imóveis.
A investigação encontrou pelo menos sete botijões de gás no local da explosão, o que sugere uma possível transferência de gás entre botijões maiores e menores, que ainda será confirmada com análises detalhadas dos botijões e das mangueiras recolhidas. No total, 11 botijões foram retirados dos escombros, sendo cinco de tamanho grande e seis menores.
A operação da equipe pericial durou cerca de 12 horas e incluiu a coleta de amostras de solo e gás, que passarão por exames químicos. Segundo Gerard Deokaran, perito especialista em explosões, além de examinar os botijões, serão realizadas análises das mangueiras e avaliações para determinar se houve uma única explosão ou várias simultâneas.
Os especialistas também estão calculando o alcance da explosão e a quantidade de gás presente no ambiente, conforme explica o perito Marcelo Velez: “Os resultados das análises laboratoriais nos ajudarão a entender a intensidade e o alcance da explosão, tanto para os danos no imóvel quanto em áreas adjacentes”.
Após nova vistoria, a Defesa Civil liberou 13 dos apartamentos afetados para o retorno dos moradores, enquanto oito seguem interditados. As investigações continuam, e novas informações deverão ser divulgadas à medida que os exames periciais avançam.