7 tendências lançadas em carros vendidos no Brasil que viraram febre

Por Auto Esporte 25/10/2024 14h02
Por Auto Esporte 25/10/2024 14h02
7 tendências lançadas em carros vendidos no Brasil que viraram febre
Nissan Kicks - Foto: Divulgação

Se a sabedoria popular diz que "nada se cria, tudo se copia", é claro que na indústria automotiva não é diferente. Basta alguém vir com uma boa ideia para que logo a concorrência siga pelo mesmo caminho.

Abaixo listamos 7 itens que foram lançados em um modelo e rapidamente se tornaram padrão na indústria. Vale lembrar que mencionamos apenas casos da indústria nacional.


Degrau lateral nas picapes


Chevrolet Montana estreou recurso em sua primeira geração, em 2003, e mantém solução até hoje — Foto: Murilo Góes/Autoesporte

Esse prático recurso para facilitar o acesso à caçamba veio das picapes feitas nos Estados Unidos. O degrau localizado próximo à roda traseira ficou famoso em modelos como a Ford Ranger Splash, uma das picapes mais famosas da década de 90.

Aqui ele surgiu na primeira geração da Chevrolet Montana, que estreou em 2003, com o nome de step side. Com o sucesso, as rivais Peugeot Hoggar e Volkswagen Saveiro copiaram a ideia.

Pintura bitom


Nissan Kicks terá nova geração em breve no mercado brasileiro — Foto: Divulgação

Pintar a carroceria com duas cores não é uma invenção recente. Vários carros dos anos 50 e 60 exibiam a combinação, como a clássica pintura "saia e blusa" da Volkswagen Kombi.

Essa onda voltou com tudo na década de 2010 graças a modelos como o Range Rover Evoque. Como consequência, diversos modelos seguiram essa tendência no Brasil, mas o Nissan Kicks, lançado em 2016, foi um dos primeiros.

Conjunto óptico dividido

Fiat Torodeu aderiu à moda dos faróis divididos em 2015 — Foto: Renato Durães/Autoesporte

Fiat Torodeu aderiu à moda dos faróis divididos em 2015 — Foto: Renato Durães/Autoesporte

Dividir o conjunto óptico em duas partes está entre as tendências mais recentes de estilo da indústria no geral. Após sua popularização, o primeiro carro nacional a aderir à moda foi a Fiat Toro, que trouxe a solução em 2015. Hoje, até carros de entrada, como o Renault Kwid, seguem a receita.

Aventureiros urbanos

Fiat Palio Adventure 2005 era equipado com motor 1.8 — Foto: Carros na Web

Fiat Palio Adventure 2005 era equipado com motor 1.8 — Foto: Carros na Web


Encher um automóvel de passeio com acessórios que remetem a veículos off-road é uma fórmula bastante comum na indústria atual. O que nem todos sabem é que o Brasil teve papel importante na popularização dos aventureiros urbanos no final dos anos 90, quando a Fiat lançou o Palio Adventure. Baseado na Palio Weekend, ele tinha suspensão mais alta, pneus de uso misto e vários apliques plásticos pela carroceria.


Central multimídia


Chevrolet Onix passou a ter a central multimídia como item de série em 2012 — Foto: Autoesporte/Fábio Aro

Chevrolet Onix passou a ter a central multimídia como item de série em 2012 — Foto: Autoesporte/Fábio Aro

Os sistemas de entretenimento a bordo não eram mais novidade, mas só se popularizaram quando chegaram aos carros populares. Com mais recursos além do som, eles facilitaram a vida do motorista e passageiros. No Brasil, o Chevrolet Onix foi o primeiro carro a vir com esse item de fábrica em 2012.


Picape leve cabine dupla



Fiat Strada Ranch é versão topo de linha da picape compacta  — Foto: Cauê Lira/Autoesporte

Fiat Strada Ranch é versão topo de linha da picape compacta — Foto: Cauê Lira/Autoesporte


Pensar em uma picape leve com cabine dupla era improvável até o fim dos anos 2000. A Fiat, famosa por suas diversas inovações no Brasil, ousou ao lançar a Strada Cabine Dupla em 2009. Mesmo com duas portas, ela tinha uma cabine mais alongada para abrigar um diminuto banco traseiro onde cabiam (com certo aperto, é verdade) dois passageiros.

A carroceria de três portas estreou em 2013 com a terceira porta do lado do passageiro. Apenas na segunda geração lançada em 2020 é que a Strada ganhou uma cabine dupla "de verdade", com quatro portas e mais espaço interno.

SUV cupê


Volkswagen acaba de apresentar uma reestilização do Nivus no Brasil  — Foto: Divulgação/Volkswagen

Volkswagen acaba de apresentar uma reestilização do Nivus no Brasil — Foto: Divulgação/Volkswagen


A BMW fez o SUV cupê se tornar sonho de muita gente pelo mundo com o X6. Mas foi a Volkswagen que trouxe esse segmento para o alcance do brasileiro com o Nivus.

Lançado em 2020, o modelo baseado no Polo acaba de ser reestilizado. O Nivus, inclusive, é um projeto 100% brasileiro assinado por JC Pavone, atual chefe de design da Volkswagen Américas (incluindo América do Norte e América do Sul). Nos anos seguintes ao seu debute, o Nivus ganhou as companhias de Fiat Fastback e, mais recentemente, Citroën Basalt.