Hospital de Emergência do Agreste alerta sobre acidentes de trânsito

Por Redação com assessoria 09/10/2024 19h07
Por Redação com assessoria 09/10/2024 19h07
Hospital de Emergência do Agreste alerta sobre acidentes de trânsito
HEA - Foto: Assessoria

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, faz um alerta para a população tomar as medidas de segurança no sentido de evitar acidentes de trânsito. O sinal amarelo voltou a acender na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas por causa do aumento dos casos de acidentes registrados entre os meses de setembro e outubro deste ano.

Conforme a Direção do HEA, a instituição possui 180 leitos, distribuídos entre os diversos serviços oferecidos à população, mas a demanda tem crescido vertiginosamente. Com isso, há demora na desocupação dos leitos para atender novos pacientes, uma vez que as vítimas de acidentes de trânsito, geralmente, ficam internadas por períodos mais prolongados.

Para se ter ideia, no mês passado, por causa da imprudência, inabilidade e a mistura de bebidas alcoólicas e direção, foram acolhidos 6.878 pacientes, sendo 1.324 por causa de acidentes de trânsito. Já de 1º de outubro até esta quarta-feira (9), o HEA recebeu um total de 1.905 pacientes, sendo 443 vítimas de acidentes de trânsito, das quais 240 se feriram em quedas ou colisões envolvendo motocicletas, 130 se lesionaram em colisões, 27 foram vítimas de acidentes de bicicleta, 21 foram atropeladas e 17 se feriram em capotamentos.

“Setembro foi marcado pelas festas nas cidades e nas comunidades rurais, com as caravanas dos candidatos que estavam em plena campanha eleitoral nos municípios, além de contabilizar o feriado de 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil. Em outubro tivemos a reta final das campanhas e a eleição propriamente dita, com festas de vitória em toda parte. Muitas destas entradas registadas no HGE têm relação com o consumo de álcool e direção”, explicou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.

A preocupação em relação aos próximos dias aumenta porque dia 12 de outubro é feriado de Nossa Senhora Aparecida e também é comemorado o Dia das Crianças, segundo ressaltou Bárbara Albuquerque. “Como é feriado no sábado, muita gente já vai começar a exagerar na sexta após o expediente. Por isso, fazemos este trabalho de conscientização com a população, em geral, condutores de veículos e pedestres, que fiquem atentos aos cuidados para prevenir acidentes”, declarou a diretora-geral do HEA.

ORIENTAÇÃO

Ela ressaltou a importância dos dispositivos de segurança como o uso correto do capacete, no caso dos motociclistas, e de cinto de segurança para os motoristas de carros, caminhões e ônibus, além da direção defensiva.

“Muitas pessoas, apesar de tantas campanhas de conscientização, continuam misturando bebidas alcoólicas e direção, colocando em risco toda a população envolvida no trânsito. Além disso, não utilizam capacete ou cinto de segurança. É questão de consciência, bom senso, e de amor a si e ao próximo. É simples evitar acidentes. Nossas equipes têm trabalhado incessantemente para prestar o melhor serviço possível, salvando vidas, mas as pessoas também precisam entender que cada um tem papel fundamental para evitar tragédias”, analisou a diretora-geral do HEA.