Câmara de Arapiraca: eleição apresenta novos rostos e promete renovação política no agreste

Por Assessoria 02/10/2024 17h05 - Atualizado em 02/10/2024 19h07
Por Assessoria 02/10/2024 17h05 Atualizado em 02/10/2024 19h07
Câmara de Arapiraca: eleição apresenta novos rostos e promete renovação política no agreste
Professor Beto Brito - Foto: Assessoria

Historicamente ligada a nomes que pertencem a grupos políticos e familiares da região, a Câmara de Vereadores de Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas, no Agreste do estado, deverá passar por uma renovação nas eleições deste ano, com o surgimento de novos nomes que podem ingressar pela primeira vez no parlamento local.

Com 19 cadeiras totais, a Câmara de Arapiraca não tem representantes de partidos de esquerda, não possui vereadores autodeclarados negros, e tem apenas uma mulher eleita na Casa do Povo. Além disso, 9 ex-vereadores estão entre os 226 candidatos que disputam o pleito deste ano.

Entre os principais expoentes para renovar o parlamento do município agrestino, estão Marília Albuquerque, do PT, filha do desembargador Tutmés Airan, Valquíria Valentim, do Republicanos, viúva do ex-deputado estadual Cícero Valentim, que morreu durante o mandato, cuja a base eleitoral foi naturalmente transferida para Valquíria, e o Professor Beto Brito, nome forte entre a juventude e os empreendedores de Arapiraca.

Além destes, o PT tenta emplacar a candidatura do experiente radialista Barbosinha e do seu presidente municipal, Joãozinho Braúna. Carlos Alberto Vera Cruz, o Betinho, e jovem Brunna Valença, nascida no ano de 2000 são representantes do PSOL no pleito.

Ao mesmo tempo que a esquerda levanta suas asas para alçar voos no agreste do estado, a base bolsonarista ataca forte com as candidaturas do policial civil Abelardo Silva, atual presidente da União Conservadora de Alagoas, pelo Republicanos, e de Adriana Stanis, vice-presidente do PL em Arapiraca.

Para o candidato Beto Brito, a população de Arapiraca tem a chance este ano de demonstrar sua pluralidade como um todo e escolher representantes que de fato trabalhem pelos seus anseios e suas necessidades coletivas, ao invés da manutenção de redutos eleitorais e que beneficiam apenas parte do povo.

“Arapiraca tem a chance de fazer história e eleger pessoas com ainda mais capacidade de solucionar os problemas da cidade em toda sua complexidade, seja no apoio a políticas públicas que estejam alinhadas com as necessidades da população, como na fiscalização do executivo e na proposição de leis que incentivem e estimulem o desenvolvimento de um Arapiraca mais forte, competitiva, justa e melhor de se viver”, disse Beto.