Navio Concórdia naufraga e deixa desaparecidos próximo à Ilha de Itamaracá, em Pernambuco

Por Redação 16/09/2024 13h01
Por Redação 16/09/2024 13h01
Navio Concórdia naufraga e deixa desaparecidos próximo à Ilha de Itamaracá, em Pernambuco
Navio Concórdia naufragou - Foto: Divulgação

O navio de carga Concórdia naufragou enquanto fazia a travessia entre o Recife e Fernando de Noronha, ontem, domingo, 15 e deixou diversos tripulantes desaparecidos. O acidente ocorreu nas proximidades da Ilha de Itamaracá, no Grande Recife. Até o momento, as autoridades não conseguiram localizar a tripulação composta por oito pessoas.

O navio, que transportava materiais de construção e alimentos destinados a Fernando de Noronha, havia saído de Recife no sábado, 14 de setembro. De acordo com Antônio Gonçalves, proprietário da embarcação, a carga soltou durante a viagem, o que levou a tripulação a decidir retornar ao Recife. No entanto, o navio enfrentou problemas e afundou antes que pudesse completar o percurso.

“O barco estava carregado com até 180 toneladas de carga, incluindo materiais para abastecer os mercados da ilha e material de construção. Com o movimento de turistas em Noronha, o prejuízo é significativo”, comentou o proprietário da embarcação.

Uma operação de busca e resgate foi imediatamente acionada após o naufrágio, com um alerta sendo emitido para os grupos de navegadores na região. Equipes de resgate estão concentradas na área do acidente, mas até agora, não houve sucesso na localização dos tripulantes.

A rota entre Recife e Fernando de Noronha, que tem aproximadamente 545 quilômetros, normalmente leva cerca de 48 horas para ser percorrida pelos navios. A Marinha do Brasil ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.