Piloto arapiraquense desbrava Rally dos Sertões e conquista título da categoria UTV3

Por Gustavo Cândido 02/09/2024 09h09 - Atualizado em 02/09/2024 12h12
Por Gustavo Cândido 02/09/2024 09h09 Atualizado em 02/09/2024 12h12
Piloto arapiraquense desbrava Rally dos Sertões e conquista título da categoria UTV3
Rogério e Milton (à direita) - Foto: Cortesia

Após sete dias de competição, o piloto arapiraquense Milton Júnior e o navegador cearense Rogério Almeida conquistaram o título do Rally dos Sertões na categoria UTV3 neste sábado (31). Ao Já é Notícia, Milton falou sobre o orgulho em trazer esse título para a Capital do Agreste.

O Rally dos Sertões é considerado o maior da América Latina, ficando atrás apenas do Rally Dakar a nível mundial. Hoje, a competição conta com algumas categorias, sendo a UTV3 uma das mais disputadas, com 14 concorrentes.

O percurso dos competidores começou em Brasília e terminou na mesma cidade, mas entre a ida e o retorno foram 3.700km divididos em sete etapas que ocorreram também em outros quatro estados.

Milton Júnior avalia que os diversos terrenos e a temperatura são alguns dos fatores que tornam a prova tão difícil.

"O Sertões em si é uma prova muito grande e que utiliza todo seu condicionamento físico, a variação de terrenos. Seu percurso desse ano teve ao total 3.700 km percorridos em 7 dias no qual passamos por 4 estados e pelo DF, pilotamos em vários lugares, diversos tipos de piso, hora piçarra, outra areia fofa, outra piso areia dura, serras, rios, onde chegamos a percorrer em um determinado dia 670 km de prova, então acaba desgastando bastante, além disso a temperatura da região que estava muito alta, a baixa umidade", disse.

Neste ano, o piloto correu outras duas provas, conseguindo a primeira posição no Rally do Jalapão e o terceiro lugar no Rally RN 1500, mas essa conquista tem um gosto especial.

"Em relação ao sentimento de vencer o Rally do Sertões, já é uma vitória terminar, completar todos os dias e subir a rampa de chegada ao final da corrida, por tamanha dificuldade que passamos por todo o percurso, geralmente imprimimos altas velocidades na terra, com diversas curvas, saltos, buracos, e quando vencemos é motivo de sobra pra ficar feliz e acreditar que tudo é possível desde que tenhamos fé, dedicação, perseverança", afirma.

O trunfo é fruto do amor pela velocidade, que veio para ficar na vida de Milton desde a infância. A entrada nas grandes provas é recente, mas os resultados mostram a força desse arapiraquense, que deve trazer ainda mais alegrias para a cidade.

"Desde pequeno sempre fui apaixonado por carros, quadriciclos, tudo que tem velocidade, sempre fiz trilha desde os 10 anos de idade, mas foi em 2017 que comecei a conhecer o rally de velocidade e acabei indo participar de pequenas provas chamadas de Rally Bajas em Arapiraca, corri 5 anos essas provas mais curtas e em 2023 comecei a ir para provas maiores a nível mundial, e hoje já terminamos uma pensando na próxima, organizando os carros, se preparando para as próximas corridas".

"⁠Um grande orgulho em poder trazer esse título para Arapiraca, esse lugar que tanto amo e gosto de viver aqui. Essa terra que é tanto conhecida no Brasil pela cultura do fumo, pelo Asa, e quando as pessoas perguntam de onde sou e falo Arapiraca-Alagoas, já falam 'você é da terra do fumo, conheço Arapiraca'. Impressionante como as pessoas conhecem ou já ouviram em Arapiraca", destaca.