Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco realiza evento em alusão ao Dia da Gestante
A unidade é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria). Ela é responsável por acolher gestantes de alto risco que moram nos 46 municípios que fazem parte da II Macrorregião de Saúde de Alagoas.
O serviço, iniciado há quase dois meses, tem sido elogiado pela qualidade do atendimento e a localização. A técnica de enfermagem Ana Paula Melo, de 43 anos, viaja de Mata Grande, no alto Sertão alagoano, até Arapiraca, para ser assistida.
Prestes a completar oito meses de gravidez da segunda filha, Ana Paula comemora a qualidade do serviço da Uepnar. “Antes a gente saía de madrugada para fazer o pré-natal em Maceió. Com a inauguração da Uepnar, a distância ficou muito mais curta e a viagem menos cansativa. Além disso, tem todo este carinho da equipe com as gestantes, transformando a tensão, por ser gravidez de alto risco, em alivio”, salientou.
Alany Meire acompanha a amiga Ana Paula nas viagens de Mata Grande até Arapiraca para as consultas de pré-natal
Ela é mãe da Ana Melissa, de sete anos, e aguarda a chegada da Thayanne. A gestação é considerada de alto risco por causa de dois abortos sofridos por Ana Paula, além de arritmia cardíaca, além de fatores como a pré-eclâmpsia, que representa o aumento rápido da pressão arterial.
“A equipe aqui consegue equilibrar todas estas comorbidades para a gestação ser o mais tranquila possível. E neste dia especial, comemorando o Dia da Gestante, a gente fica mais emotiva com todo este acolhimento”, declarou Ana Paula Melo.
“Quando escuta as histórias, encontra verdadeiras guerreiras da vida. Mulheres fazendo de tudo para ter os filhos. Sempre que venho, acabo ouvindo também as palestras e participando das ações. São profissionais qualificados, são pessoas preocupadas com pessoas. E este 15 de agosto foi maravilhoso. Eu me emocionei junto”, afirmou Alany Meire, que é amiga de Ana Paula e acompanha a gestante nas consultas e exames de pré-natal.
A auto estima das gestantes também foi reforçada. Retratos delas foram produzidos como forma de ressaltar a beleza neste momento sublime de gravidez. O sorriso no rosto de Mariana não esconde a satisfação.
A foto vai ficar na memória, na história e no álbum da família da moradora de Dois Riachos. “Homenagem linda. Fiquei emocionada”, afirmou Mariana, que há oito meses espera pela Emanuelle.