Alagoas registra a segunda menor taxa de desemprego do Nordeste no segundo trimestre, diz IBGE

Por Assessoria 15/08/2024 14h02
Por Assessoria 15/08/2024 14h02
Alagoas registra a segunda menor taxa de desemprego do Nordeste no segundo trimestre, diz IBGE
Taxa de desemprego - Foto: Assessoria

Alagoas registrou a segunda menor taxa de desemprego do Nordeste no segundo trimestre, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada nesta quinta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



De acordo com o levantamento, na passagem do primeiro para o segundo trimestre deste ano, a taxa de desocupação no estado recuou de 9,9% para 8,1% — uma retração de 1,8 ponto percentual. Na comparação com o segundo semestre de 2023, quando a taxa de desocupação era de 9,7%, a retração foi de 1,6 ponto percentual.



Segundo os dados do IBGE, a taxa de desocupação de Alagoas só ficou atrás do Piauí, que atingiu 7,6%. Na região, Pernambuco apresentou a maior taxa, com 11,5%, seguido da Bahia (11,1%). Os dois estados encabeçam o ranking nacional com os maiores índices no período. Veja o ranking abaixo.



Na passagem do primeiro para o segundo trimestre, Alagoas registrou a quarta maior queda na taxa de desemprego do país, com 1,8 ponto percentual. A maior retração ficou com a Bahia, que apesar de apresentar a segunda maior taxa do País, viu o desemprego cair de 14% para 11,1% - um recuo de 2,9 pontos percentuais. Em seguida aparecem Piauí (queda de 2,4 pontos percentuais) e Amazonas (2,2 p.p.).



Para Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostras de Domicílios do IBGE, “a queda da taxa de desocupação em nível nacional no segundo trimestre de 2024 também foi observada regionalmente, com 15 unidades da federal registrando queda significativa desse indicador, sendo os destaques Piauí e Bahia, onde a retração foi superior a dois pontos percentuais", diz.



"Vale ressaltar que nos estados onde a queda não foi estatisticamente significativa, o panorama foi de estabilidade. Dessa forma, nenhum estado apresentou aumento da taxa de desocupação na comparação com o primeiro trimestre de 2024”, ressalta.



Em termos absolutos, a população desocupada em Alagoas recuou de 135 mil para 113 mil pessoas na passagem do primeiro para o segundo trimestre — uma queda de 16,5%, o que representa 22 trabalhadores de volta ao mercado de trabalho. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o índice de desemprego recuou 13,8%.



Os dados da Pnad Contínua revelam ainda que a população ocupada no estado no segundo trimestre chegou a 1,27 milhão de trabalhadores, um incremento de 3,5% na comparação com o primeiro trimestre do ano. Em números absolutos, o mercado de trabalho ganhou 43 mil trabalhadores entre um período e outro.



RANKING DA TAXA DE DESEMPREGO NO NORDESTE NO SEGUNDO TRIMESTRE

Pernambuco 11,5%

Bahia 11,1%

Sergipe 9,1%

Rio Grande do Norte 9,1%

Paraíba 8,6%

Ceará 7,5%

Maranhão 7,3%

Alagoas 8,1%

Piauí 7,6%