Casa do Albergado oferece diversos serviços aos reeducandos do regime aberto

Por Redação, com Agência Alagoas 14/08/2024 11h11
Por Redação, com Agência Alagoas 14/08/2024 11h11
Casa do Albergado oferece diversos serviços aos reeducandos do regime aberto
Casa do Albergado - Foto: Jorge Santos/Ascom Seris

Os reeducandos do regime aberto da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) contam com um local exclusivo para atendimento. Trata-se da Casa do Albergado. No local, os egressos do sistema prisional alagoano têm acesso a serviços de atendimento psicológico, assistência jurídica e social, que são realizados diariamente.

Os reeducandos também contam com o serviço de encaminhamento para atendimentos médico e odontológico. Os atendimentos são realizados no prédio da Gerência de Trabalho, Rendas e Assistência Social (Getras). Além dos serviços ofertados, os custodiados também participam de projetos mensais, que abordam temas sociais, a exemplo do Agosto Lilás, sobre o combate à violência doméstica.

Na Casa do Albergado, que faz parte da Secretaria Executiva de Políticas de Ressocialização da Seris, o reeducando, que está em sua última fase da pena, precisa comparecer, trimestralmente, para informar e justificar suas atividades, além de realizar a atualização cadastral, por meio da tecnologia de reconhecimento biofacial.

Alagoas é um dos pioneiros nessa forma digital de validação de comparecimento, por meio do sistema intitulado FACEJUS.
Mercado de trabalho

Outra ação realizada pela Casa do Albergado é o trabalho de reinserção social, no qual os reeducandos participam de entrevista de encaminhamento para trabalho, por meio de convênios firmados com empresas parceiras ressocializadoras, promovendo, desta forma, a inclusão do custodiado no mercado de trabalho.

Ao contrário das instituições de custódia, que têm como objetivo realizar a detenção ou recolhimento dos sentenciados, a Casa do Albergado tem como foco a promoção de programas estruturados de apoio social, educacional e profissional.

As ações visam capacitar os cumpridores, preparando-os para uma reintegração bem-sucedida na sociedade após o cumprimento de suas penas, contribuindo assim para a redução da reincidência criminal e para o fortalecimento das políticas de reinserção social.

O chefe da Casa do Albergado, Samuel Oliveira, falou sobre o trabalho realizado pelo setor. “A Casa do Albergado é um ambiente que oferece as ferramentas e o apoio necessários para que as pessoas privadas de liberdade possam reconstruir suas vidas e se tornarem membros ativos da sociedade, desempenhando um papel crucial na transição do ambiente prisional para a sociedade”, afirmou o gestor.

Atualmente a sede administrativa da Casa do Albergado funciona nas dependências da Central de Alternativas Penais – CEAPA, situada na Rua 10 de novembro, nº 271, Pitanguinha, Maceió/AL.