Italiana pede desculpas por não cumprimentar lutadora reprovada pela IBA e liberada pelo COI

A boxeadora italana Angela Carini pediu desculpas à adversária Imane Khelif, da Argélia, pela forma como lidou com os momentos após a luta entre as duas na quinta-feira.
A italiana abandonou o ringue em sua estreia nos Jogos de Paris, sendo eliminada por Khelif, que está no centro do debate do boxe como uma das duas atletas que foram reprovadas em testes da IBA no Mundial de 2023 e liberadas pelo COI para competir nas Olimpíadas. Carini se arrependeu de deixar o ringue sem cumprimentar a adversária.
- Não era algo que eu pretendia fazer. Quero me desculpar com ela e com todos os outros. Fiquei brava porque minhas Olimpíadas tinham virado fumaça - disse a italiana, acrescentando que, se encontrasse Khelif novamente, a "abraçaria".
A argelina não é trans. Ela nasceu mulher e, segundo relatório do COI, foi retirada do Mundial pela IBA por exceder o limite dos níveis de testosterona no corpo. Nas Olimpíadas, ela pode participar normalmente. As duas entidades vivem momento de guerra. No ano passado, o COI baniu a IBA por falhas recorrentes em integridade e transparência na governança.
Na luta de quinta-feira, o abandono da italiana causou uma onda de notícias falsas sobre a argelina. Carini argumentou que deixou a luta porque sentia dores intensas no nariz.
- Toda essa controvérsia (sobre Khelif) me deixa triste. Sinto muito pela minha oponente também. Se o COI disse que ela pode lutar, eu respeito essa decisão - disse Carini, em entrevista ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", nesta sexta.
Últimas Notícias

PM apreende quatro armas de fogo e drogas em ocorrências registradas no sábado em Alagoas

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque, irmã de Chico, aos 74 anos

'Quando enfrentei a depressão aos 60 anos, encontrei na corrida um novo propósito', diz Carminha; participação de atletas femininas alagoanas em competições dobra em 2024

Na contramão, entregador por aplicativo fica ferido ao ser atingido por carro no bairro Brasília

Condutor perde controle de moto, cai em rodovia e morre atropelado por carreta em São Sebastião
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
