Ator de 'Game of Thrones' ganha ouro para a Irlanda e quebra recorde olímpico

Por Redação com Terra 31/07/2024 18h06
Por Redação com Terra 31/07/2024 18h06
Ator de 'Game of Thrones' ganha ouro para a Irlanda e quebra recorde olímpico
Wiffen bateu recorde olímpico na prova dos 800m livre - Foto: Reuters

Quem é fã de Game of Thrones pode ter visto um ator do elenco nadando em uma piscina olímpica e nem se deu conta. Na terça-feira, 30, Daniel Wiffen conquistou o ouro para a Irlanda na prova dos 800m livre ao quebrar o recorde olímpico. Quem vê o atleta em ação, nem imagina que ele participou de um dos episódios mais famosos da série de fantasia quando ainda era criança.

Aos 23 anos, Wiffen é considerado uma estrela da natação e uma das maiores apostas da Irlanda no esporte. No entanto, antes de se tornar um medalhista olímpico, ele 'caiu de paraquedas' no set de gravação de Game of Thrones.

O atleta ainda teve a sorte de a aparição ter sido em um episódio considerado um dos mais importantes para os fãs da série: As Chuvas de Castamere, conhecido como Casamento Vermelho.

Tudo aconteceu quando Wiffen tinha apenas 10 anos. Em entrevista ao site oficial dos Jogos em 2022, ele contou que nem mesmo assistia à série quando a irmã surgiu com a oportunidade. "Meus pais não me deixavam assistir, mas acho que meu pai acompanhava o tempo todo, e então minha irmã conseguiu um papel muito bom – ela era uma das filhas de [Neyela] Frey", lembrou.

Quando entrou para o elenco da série, a irmã, Elizabeth, soube que a produção precisava de figurantes para o épico episódio do Casamento Vermelho. Ela, então, levou Daniel e o gêmeo dele, Nathan, para o set.

"Nós entramos no fundo, o que foi bem legal (...) Na nossa cena estávamos na sala, sentados nos últimos degraus, quando os Stark entraram", detalha o nadador. Junto com o irmão, o atleta ainda fez uma 'ponta' em um episódio de As Crônicas de Frankestein.

Daniel Wiffen levou o ouro nos 800m livre com um tempo recorde de 7m38s19. O norte-americano Robert Finke ficou com a prata e o italiano Gregorio Paltrinieri completou o pódio com a conquista do bronze.