Jovens são mantidos em condições degradantes após serem enganados com falsa promessa de jogar em clube sub-20 de Penedo

Por Redação com Gazetaweb 25/07/2024 07h07
Por Redação com Gazetaweb 25/07/2024 07h07
Jovens são mantidos em condições degradantes após serem enganados com falsa promessa de jogar em clube sub-20 de Penedo
Delegado Rômulo com conselheira tutelar e presidente do Sport Clube Penedense - Foto: Reprodução de vídeo

O Conselho Tutelar de Penedo foi acionado para investigar uma denúncia envolvendo nove jovens, sendo quatro deles menores de 18 anos, que estavam sendo mantidos em condições precárias em uma residência na cidade ribeirinha.

Os jovens foram enganados com uma falsa promessa de que seriam contratados para jogar no sub-20 do Sport Club Penedense. O Clube negou as negociações para contratações e a Polícia Civil foi acionada para apurar o caso.

Segundo Aérton Reis, presidente do Sport Clube Penedente, os atletas foram iludidos por empresários, de Estados como Pará e São Paulo, que prometeram oportunidades no time, apesar de o clube nunca ter fechado qualquer contrato nesse sentido. "É trágico ver jovens sendo vítimas de informações falsas por parte de empresários inescrupulosos que visam apenas o lucro", lamentou.

Ao chegar na residência onde os jovens estavam sendo mantidos, a conselheira tutelar de Penedo, Gilvania Fagundes, encontrou um ambiente insalubre. “O local era totalmente insalubre, sem cadeiras para sentar, os jovens dormiam em colchões, a casa estava muito suja, sem geladeira nem TV. Era um ambiente extremamente desconfortável para eles” disse.

A pessoa que se apresentou como responsável pelo grupo não quis fornecer documentos para identificação.

Mesmo com a presença da Polícia Militar, a mulher responsável pelos jovens foi desrespeitosa. “Mesmo assim, a pessoa que se apresentava como responsável foi bastante ignorante com os policiais. Após identificar as condições no local, realizamos uma reunião extraordinária para discutir o caso e entramos em contato com o presidente do Penedense, pois alegavam que os jovens vieram para jogar no sub-20 do time. Ao falar com Aérton, ele não tinha conhecimento dessa situação”, acrescentou a conselheira tutelar.

Diante da gravidade da situação, a Polícia Civil foi acionada para investigar o caso. O delegado Rômulo Andrade confirmou que medidas estão sendo tomadas para assegurar o bem-estar dos jovens.

“Ouvimos os jovens, entramos em contato com seus pais e todos confirmaram ter autorizado a viagem para jogar futebol em Alagoas. Chamamos os responsáveis por eles aqui no Estado e cobramos providências quanto às acomodações, pois caso contrário, não poderiam permanecer na cidade", explicou o delegado.