Próximo sábado: I Festival AFROFEMININO celebra a força das mulheres negras em Arapiraca
No próximo dia 27 de julho, sábado, Arapiraca será palco do I Festival AFROFEMININO, um evento marcante idealizado pelo coletivo "Rolê das Pretas".
O festival, dedicado às mulheres negras e realizado no mês da mulher negra, latino-americana e caribenha, promete ser uma celebração única de cultura, resistência e empoderamento.
O evento será realizado na Escola Costa Rêgo e contará com uma programação diversificada que inclui atrações culturais, cuidados com a saúde, e bate-papos enriquecedores. Com entrada gratuita, o festival é aberto a todas que desejam se unir em um espaço de fortalecimento e celebração da identidade afrofeminina.
O Festival será um momento para para exaltar a identidade da mulher negra, as características físicas e subjetivas sem receios. Tendo com preceito o lema do Rolê das Pretas: "Eu sou porque nós somos", que reconhece a importância da coletividade e do acolhimento entre as mulheres pretas.
O I Festival AFROFEMININO é uma iniciativa do coletivo Rolê das Pretas, em parceria com a Secretaria de Cultura Lazer e Juventude de Arapiraca, Prefeitura de Arapiraca, Ministério da Cultura e Governo Federal, que apoiam o evento por meio do incentivo da Lei Paulo Gustavo. Além disso, conta com o apoio essencial do Instituto Federal de Alagoas campus Arapiraca (IFAL) e do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (NUGEDIS) do IFAL/Arapiraca.
Para mais informações e detalhes sobre a programação, os interessados podem acompanhar as redes sociais do coletivo "Rolê das Pretas" @daspretasrole
Veja a programação completa:
09H00 _ Credenciamento, Coffee Break e Abertura
09H00 _ Corte de cabelos solidários, com Luh Cachos
09H30 _ Oficina de escrivivência, com Alice Pereira, Jai Karoline e Suellen Ketellen
09H30 _ A saúde mental das mulheres negras, com Patrícia Dantas e Larissa Ofarodé
12H00 _ Cine Alagoano
14H00 _ Grupo Pérolas negras e Quilombatuque (Apresentação Artística)
14H30 _ Intelectuais negras alagoanas com Lorraine Maria e Manuela Lourenço
15H30 _ Momento de massagem e meditação
16H30 _ Roda de capoeira: um espaço de resistência, com Associação Cultural Arte Brasil Capoeira e Camaradas da ETCA
18H00 _ Batalha do Bosque (Apresentação Artística)
18H40 _ Naty Barros (Apresentação Artística)
19H40 _ Encerramento