Vigilância Sanitária apura se restaurante interditado usava pombos como alimento

Por Redação com G1 18/07/2024 20h08 - Atualizado em 19/07/2024 00h12
Por Redação com G1 18/07/2024 20h08 Atualizado em 19/07/2024 00h12
Vigilância Sanitária apura se restaurante interditado usava pombos como alimento
Pombos no centro de Florianópolis (imagem ilustrativa) - Foto: Tiago Ghizoni/Arquivo NSC

Um restaurante de Itajaí, principal cidade no Litoral Norte de Santa Catarina, foi interditado após denúncias de irregularidades. Agentes da Vigilância Sanitária encontraram sujeira e pombos dentro de caixas de papelão na cozinha do estabelecimento. A comercialização das aves como alimento é apurada pelo órgão.

Os animais estavam vivos e, segundo a prefeitura, não havia vestígios de que eles eram usados na produção de alimentos. À fiscalização, a dona do local alegou que eles eram de estimação.

O nome do restaurante e nem imagens da ação e dos animais foram informados pela Vigilância Sanitária. Por isso, o g1 não localizou os proprietários.

As refeições que estavam prontas no local foram descartadas e um auto de infração foi aplicado pelas irregularidades. O local poderá reabrir se as exigências forem cumpridas.

A interdição aconteceu após denúncias sobre a sujeira do espaço. No local, os responsáveis pelo estabelecimento também não apresentaram a documentação necessária para o funcionamento.

A Vigilância Sanitária reforçou que manter animais no mesmo local em que alimentos são feitos é passível de interdição.

“Infelizmente não é algo que surpreende, já houve outras denúncias de locais que mantém animais de estimação na área de manipulação de alimentos, como gatos, cachorros e papagaios”, detalhou em nota o órgão.