Veja o passo a passo de como solicitar o encerramento do contrato de luz junto à Equatorial

Pedido de desligamento deve ser requerido pelo titular da unidade consumidora pelos canais de atendimento da concessionária

Por Assessoria 16/07/2024 08h08
Por Assessoria 16/07/2024 08h08
Veja o passo a passo de como solicitar o encerramento do contrato de luz junto à Equatorial
Desligamento de energia - Foto: Assessoria

Ao se preparar para sair de um imóvel, muitos aspectos são considerados, como organizar a mudança, cancelar serviços e garantir que tudo esteja em ordem. Um ponto muitas vezes negligenciado, mas de extrema importância, é solicitar o desligamento de energia elétrica da unidade.

Pensando nisso, a Equatorial Alagoas listou o passo a passo de como o consumidor, seja ele residencial, comercial ou industrial, deve proceder para solicitar o serviço junto à Distribuidora.

“Em primeiro lugar, é importante que o cliente faça o encerramento do contrato para que não haja cobranças da taxa de disponibilidade da tarifa de energia elétrica. Além disso, como a Equatorial não tem como saber quando há troca de moradores em imóveis, se a energia continuar sendo utilizada e o contrato não for encerrado, as cobranças ou qualquer tipo de irregularidade ficam na responsabilidade da pessoa que detém a titularidade do contrato, “ afirma a gerente de relacionamento com o cliente, Luciana Carmo.

Para solicitar o serviço, o titular da conta de luz ou representante legal, mediante procuração, deve procurar uma das agências de atendimento, munido dos documentos pessoais.

O serviço também pode ser solicitado por meio da Central 0800 082 0196 ou pelo site https://al.equatorialenergia.com.br/, no menu Solicitar Desligamento. Nessa opção, basta fazer o login na agência virtual, informando o CPF/CNPJ e a data de nascimento. Depois, selecionar o perfil, pessoa física ou jurídica. Em seguida, é só preencher os campos com as informações solicitadas. O cliente precisa apenas anexar: CPF, RG e uma foto do medidor mostrando a última leitura do imóvel.

Após inserir as informações, é gerado o número de protocolo para acompanhamento da solicitação. Os dados e os documentos são analisados por uma equipe especializada. Se estiver tudo certo, o pedido é cadastrado no sistema.

O prazo para execução do serviço de desligamento é de até dez dias úteis. Caso algum documento ou informações obrigatórias não sejam fornecidos, a solicitação será indeferida. Se a unidade possuir parcelamento vigente, as parcelas serão disponibilizadas após o registro de desligamento no sistema. Em caso de não cumprimento do parcelamento, o débito ficará sob responsabilidade do CPF do contrato, podendo seguir para os órgãos de proteção ao crédito, além disso, o cliente ficará impedido de solicitar qualquer serviço comercial junto a Distribuidora.