Professora do curso de Letras da Uneal falece e universidade publica nota lamentando

Por Redação 01/07/2024 18h06
Por Redação 01/07/2024 18h06
Professora do curso de Letras da Uneal falece e universidade publica nota lamentando
Professora Maria Madalena Barros de Menezes - Foto: Reprodução

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) publicou na tarde desta segunda-feira (1º) uma nota lamentando o falecimento da professora Maria Madalena Barros de Menezes. Ela era professora do curso de Letras do Campus I, em Arapiraca. A causa da morte não foi divulgada pela instituição.

Confira abaixo a nota completa publicada pela universidade:

É com imenso pesar que a Universidade Estadual de Alagoas e o Curso de Letras do campus I comunicam o falecimento da Professora Maria Madalena Barros de Menezes. Sua partida deixa uma lacuna irreparável em nossa instituição, onde atuou com excelência e dedicação por muitos anos.

A Professora Madalena foi uma figura exemplar no campo da Literatura e contribuiu significativamente para o desenvolvimento e a disseminação do conhecimento literário. Sua carreira foi marcada por um compromisso irretocável com o ensino, o que está perenizado em centenas de professores formados pela instituição.

Além de sua competência acadêmica, a Professora Madalena será lembrada por sua generosidade e humanidade. Sempre disposta a oferecer orientação e apoio, ela cultivou um ambiente de aprendizado acolhedor e estimulante, onde cada estudante era encorajado a desenvolver seu potencial máximo .

Suas chegadas à Universidade eram sempre marcadas por seu estilo particular e por sua alegria contagiante: ao descer de seu fusquinha azul, surgia uma professora que adorava expor sua coleção de chapéus, que calçava seu All Start vermelho e que, não raro, exibia seu macacão estampado.

Recentemente, a professora Madalena foi homenageada pela Uneal ao ter seu nome atribuído à livraria da EdUneal. Mas, certamente, foi a homenagem realizada pelos alunos, em um dos muitos eventos que organizou, que ficou guardada emseu coração - enquanto a professora Madalena fazia sua entrada no auditório do campus, os discentes entoavam emvoz ritmada “Madalena, Madalena, você é meu bem-querer”. Um registro simbólico do carinho e do afeto que os discentes nutriam/nutrem pela querida professora “Madá”.

Neste momento de dor, estendemos nossas sinceras condolências aos familiares, aos amigos, aos colegas de trabalho e a todos aqueles que tiveram a honra e o privilégio de conviver com a Professora Madalena. Sua memória e seu legado permanecerão vivos em nossos corações e em cada página de conhecimento que ela nos ajudou a escrever.

Em nome de toda a comunidade acadêmica da Uneal e do Curso de Letras do campus I, expressamos nossa profunda gratidão por sua inestimável contribuição e por seu exemplo de vida dedicada ao saber e à educação. Que sua alma descanse em paz!