Escola estadual de Alagoas é finalista de prêmio da Nestlé

A Escola Estadual Rubens Canuto, de Maceió, é a única alagoana entre as 25 instituições finalistas do Prêmio Crianças Mais Saudáveis, iniciativa da Fundação Nestlé Brasil, que reconhece e premia projetos de escolas públicas de ensino fundamental que estimulem e promovam hábitos saudáveis entre os estudantes. Em julho serão anunciados os 10 projetos vencedores.
As 10 propostas vencedoras vão ganhar R$ 38 mil em benfeitorias para a escola, além de mentorias pedagógicas para implantação do projeto e um kit para a pessoa autora, com tablet e assinatura de livros educacionais.
Além da Rubens Canuto, outra escola estadual alagoana chegou à condição de semifinalista do prêmio, a Manoel de Araújo Dória, também de Maceió.
Brincando e aprendendo
Localizada no Complexo Habitacional Benedito Bentes, a Escola Estadual Rubens Canuto concorre com o projeto “É brincando que se aprende”, desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa Lucas Menezes, com o apoio da equipe gestora da unidade. As atividades foram realizadas em maio, com cerca de 70 estudantes dos 6º e 9º anos.
Dentre as atividades empreendidas, os alunos organizaram um mural para refletirem sobre o que seria uma alimentação saudável; participaram de atividades físicas no ginásio esportivo e aprenderam sobre a importância de uma alimentação saudável, tendo como exemplos os itens da merenda escolar.
O projeto se espalhou por toda a escola, envolvendo outros professores e disciplinas, como Matemática, com o professor Fernando Alves; Celina Maria, de Artes, além da coordenadora pedagógica Janeíne Válido.
“Estamos situados em um contexto de muita vulnerabilidade social, e nossos alunos precisam de um olhar mais atento e cuidadoso. Quando fiquei sabendo do prêmio, organizei as ideias e convidei profissionais de diversas áreas da escola, incluindo outros colegas professores, merendeiras e pessoal de apoio. Conseguimos entregar um projeto com qualidade e estamos com o sentimento de dever cumprido, pois percebemos que é possível transformar a nossa realidade com ações que estimulam a saúde e o bem estar. Agora, a nossa meta é que os nossos alunos levem esses hábitos também para as suas famílias e comunidades, sendo vetores de propagação de uma vida mais saudável”, contou o professor Lucas Menezes.
Para o diretor-geral da escola, Jandir Gomes, a iniciativa proporcionou um clima diferenciado, gerando uma grande mobilização e motivação, tanto entre estudantes, quanto entre os profissionais.
“Lucas veio conversar sobre essa iniciativa e gostamos muito da ideia, pois vimos a oportunidade de fazer algo diferente para os nossos alunos e que estimulava o seu protagonismo. Foram desenvolvidas atividades simples, mas que tiveram um grande significado para todos que participaram. Em pouco tempo, o projeto envolveu toda a escola”, avaliou o gestor.
Água é vida
Já no bairro vizinho, a Escola Estadual Manoel de Araújo Dória chegou à condição de semifinalista com o projeto "Beber mais água", onde os estudantes preencheram mapas de empatia sobre hábitos saudáveis. As atividades foram desenvolvidas com turmas do 6º ano do ensino fundamental.
“Conheci o prêmio pelas redes sociais e achei interessante. Então, inscrevi a escola, fiquei como responsável para que as atividades propostas fossem desenvolvidas dentro do prazo e contei com a parceria do professor Djair, de Língua Inglesa, para que as atividades fossem desenvolvidas durante sua aula. Foi meio corrido, mas deu certo e ficamos muito felizes de termos chegado à condição de semifinalista, pois é um orgulho sermos reconhecidos em prêmio nacional, pois valoriza nossa escola e nosso alunado”, disse a diretora Ana Adélia Melo.
O prêmio
Para despertar e estimular hábitos saudáveis nas crianças, a Nestlé lançou, em 2018, o Prêmio Crianças Mais Saudáveis, reconhecendo iniciativas realizadas em escolas públicas de ensino fundamental em todo o país.
A cada ano, são selecionados 10 projetos que vão além, ao promover hábitos saudáveis para os estudantes e comunidades escolares, por meio dos cinco pilares do programa – alimentação nutritiva e variada; brincar ativamente; porcionar para comer melhor; beber mais água; e curtir as refeições juntos.
A partir do reconhecimento e premiação de projetos inovadores, o prêmio tem sido um agente de mudanças positivas. Desde sua criação, 60 projetos, abrangendo todas as regiões brasileiras, já foram premiados com valores em benfeitorias e mentorias pedagógicas para implantação da proposta.
Últimas Notícias

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque, irmã de Chico, aos 74 anos

'Quando enfrentei a depressão aos 60 anos, encontrei na corrida um novo propósito', diz Carminha; participação de atletas femininas alagoanas em competições dobra em 2024

Na contramão, entregador por aplicativo fica ferido ao ser atingido por carro no bairro Brasília

Condutor perde controle de moto, cai em rodovia e morre atropelado por carreta em São Sebastião

Corpos do sexo masculino são encontrados em área de mata em Traipu
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
