Tradição: Polo Canarraiá realiza grande festejo junino no bairro Canafístula, em Arapiraca; assista

Por Redação 21/06/2024 10h10 - Atualizado em 21/06/2024 11h11
Por Redação 21/06/2024 10h10 Atualizado em 21/06/2024 11h11
Tradição: Polo Canarraiá realiza grande festejo junino no bairro Canafístula, em Arapiraca; assista
São João da Canafístula - Foto: Josival Meneses/Já É Notícia

A Praça Higino Vital, no bairro Canafístua deu o tom dos festejos juninos na capital do agreste alagoano, Arapiraca. Mantendo a tradição, o polo da Quadrilha Junina Estilizada Canarraiá realizou um grande festejo junino para a população do bairro mais cultural de Arapiraca, na noite de ontem, quinta-feira, 20 de junho.

A festa abrilhantada pelas bandas Fascínio e Forrozão das Antigas, foi promovida com apoio da comunidade e do vereador Wellington Magalhães. 

"A gente colocou tendas 12 por 12 para que o público, se chover, fique embaixo das tendas, para que possa realmente ter uma festa animada. Começa hoje, mas dia 22, no sábado, teremos as apresentações das quadrilhas também. A Canarraiá vai fazer um espetáculo completo", contou o vereador Wellington Magalhães.

O vereador ressaltou que a Quadrilha Canarraiá é Patrimônio imaterial e cultural de Arapiraca. "Fico muito feliz porque foi uma indicação minha na Câmara, todos os vereadores aprovaram. Então a gente é Patrimônio material e cultural, até por conta da história da própria quadrilha", relatou ele, completando que a Canarraiá existe desde 1985 e que ela passou a ser quadrilha estilizada no ano 2000.

Prestigiando o festejo, o prefeito Luciano Barbosa frisou a importância dos São João de Bairro. "O São João com as quadrilhas Juninas, com a pessoa botando a sua cadeira na porta, da calçada assando milho, comendo canjica, comendo milho verde, uma pamonha, conversando com os amigos. A Quadrilha movimenta todo mundo, porque não são só os que dançam, é a confecção da roupa, é as bandeirolas que são penduradas na rua. Cria um clima que é o verdadeiro clima do São João", disse o prefeito. "Esse São João comunitário de Arapiraca, eu acho que é único, exclusivo da nossa terra", completou.

Uma das atrações da noite, a banda Forrozão das Antigas também falou sobre a alegria de ver o público cantando suas canções. "É muito gratificante. O carinho do público com a gente, não tem como não se emocionar".

A banda Fascínio também agradeceu o público e falou sobre a alegria de sempre ser convidada para cantar em Arapiraca. "E a gente faz a gente faz questão de preservar as músicas que marcaram época, que tocou e embalou a vida de muitos casais", finalizou.

Assista: