Desembargador Orlando Rocha recebe o título de cidadão honorário de Alagoas

Por Redação, com Assessoria 11/06/2024 10h10
Por Redação, com Assessoria 11/06/2024 10h10
Desembargador Orlando Rocha recebe o título de cidadão honorário de Alagoas
Orlando Rocha - Foto: Adeildo Lobo

O desembargador Orlando Rocha Filho, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), recebeu o título de cidadão honorário de Alagoas, nesta segunda (10), na Assembleia Legislativa do estado (ALE). Na ocasião, seu irmão, médico Renato Rezende Rocha, também foi homenageado.

A homenagem foi proposta pelas deputadas Cibele Moura e Fátima Canuto e pela ex deputada Ângela Garrote. Autoridades, amigos e familiares prestigiaram a sessão solene.

Cariocas de nascença e alagoanos de coração

O desembargador falou sobre a honra e felicidade em receber a honraria. “É um momento de profunda emoção. Um dia muito especial para mim e para meu irmão Renato. Nós somos cariocas de nascença e alagoanos de coração. Aqui aprendemos a ser gente. Constituímos nossas famílias. Aqui estudamos e fizemos nossas trajetórias de vida”, disse.

O vice-presidente do TJAL ainda agradeceu a adoção que Alagoas fez com ele. “Sou alagoano de coração, devotado por Alagoas. Não temos qualquer identidade com a terra em que nascemos. Em que pese o Rio de Janeiro ser a cidade maravilhosa, mas a cidade de Maceió e o estado de Alagoas são as nossas referências”, enfatizou.

Homenagens

O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, prestigiou a solenidade. Ele falou da sua felicidade em participar de um evento tão feliz e emocionante para um grande amigo da magistratura.


“O Poder Judiciário está muito feliz com essas homenagens prestadas ao vice-presidente Orlando Rocha Filho, nosso estimado e querido amigo, bem como ao médico Renato Rezende. Na verdade é uma ratificação por toda a trajetória de vida dos dois, dedicada ao estado de Alagoas”, destacou.

O deputado Marcelo Victor presidiu a sessão solene. Ele enalteceu a honra em reconhecer dois homens como Orlando e Renato pelos seus importantes serviços prestados a Alagoas. “Eles são homens que dedicaram a vida pra fazer o bem aos cidadãos alagoanos e agora concedemos sua certidão de nascimento para serem, de fato, alagoanos”, disse.

Orlando Rocha e seu irmão, Renato Rezende, com seus títulos de cidadão honorário de Alagoas.

A ex-deputada Ângela Garrote fez a propositura do título de cidadania ao desembargador Orlando Rocha através da lei n° 8.386, em 2021. Ela falou sobre a honra em homenagear o magistrado cuja trajetória inspira respeito e admiração.

“Dedicou-se ao serviço público e à justiça de forma exemplar. Seu trabalho foi reconhecido com inúmeros títulos honoríficos que mostram seu compromisso profissional. Hoje, ao concedermos o título de cidadão honorário, reconhecemos não só sua trajetória brilhante, mas também seu amor ao nosso estado”, disse.

A deputada Fátima Canuto falou sobre sua emoção e honra em, como deputada, viver esse momento na Assembleia Legislativa.

“Dois homens que chegaram aqui crianças e fizeram a sua formação toda aqui em Alagoas e hoje está sendo também reconhecido o trabalho que eles fazem tanto na área da justiça como na área da medicina. Então eu me sinto extremamente feliz, extremamente honrada em estar vivendo esse momento aqui na ALE”, pontuou.

Estiveram presentes na solenidade os desembargadores Otávio Praxedes, Carlos Cavalcanti, Ivan Brito, Fábio Ferrario, Paulo Lima, Márcio Roberto Tenório, Paulo Zacarias e o desembargador aposentado, José Carlos Malta Marques. Juízes e servidores do TJAL também prestigiaram o evento. Autoridades públicas e políticas também compareceram à sessão solene.

Biografia e carreira

O desembargador Orlando Rocha é natural do Rio de Janeiro e filho de Orlando Rocha e Maria do Valimento Rezende Rocha. Ele é bacharel em direito e ingressou ao cargo de juiz de Alagoas em 1986.

Como magistrado, atuou nas comarcas de Flexeiras, Junqueiro, Rio Largo, Atalaia, Arapiraca e Maceió como titular. Também foi juiz substituto em diversas comarcas do estado. Também foi juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, membro do Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas e juiz auxiliar da Presidência do TJAL.

Também atuou como desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas e em dezembro de 2021, foi promovido a desembargador do TJAL.

Atualmente, Orlando Rocha é vice-presidente do Poder Judiciário alagoano e coordenador dos Juizados Especiais do Estado de Alagoas.

Além disso, é também coordenador do curso de Direito da Faculdade CESMAC do Agreste e Professor da Disciplina Direito Processual Civil II.