Cuscuz de Arroz de Penedo será Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Alagoas

Por Redação com assessoria 16/05/2024 20h08
Por Redação com assessoria 16/05/2024 20h08
Cuscuz de Arroz de Penedo será Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Alagoas
Projeto visa transformar o Cuscuz de Arroz de Penedo em Patrimônio de Alagoas - Foto: Blog Nide Lins

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que considera o “Cuscuz de Arroz de Penedo” como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas. A proposição de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil) será analisada inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa para em seguida ser votada no Plenário por todos os deputados.

Entende-se por Patrimônio Cultural, os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em conformidade com o artigo 216 da Constituição Federal.

O autor do projeto explica que trata-se de uma iniciativa fundamentada na história e tradição dessa iguaria, que atravessa gerações e representa não apenas um alimento, mas também um-símbolo cultural da região. Ainda segundo o deputado, desde sua origem, há mais de 100 anos, o cuscuz de arroz de Penedo tem sido parte integrante da culinária local, transmitido de forma artesanal e cuidadosa de uma geração para outra.

Leonam disse que a história desse prato remonta à bisavó Pureza, passando pela` avó Jaci, a tia Nilde e, atualmente, chegando ao chefe Rodolfo Cavalcante, representando a quarta geração de “fazedores” desse cuscuz. “Os grãos de arroz são secos e moidos até se transformarem em uma fina farinha, que é então misturada ao bagaço de coco e cozida em cuscuzeiras adaptadas. O resultado é uma iguaria. delicada, que se desmancha na boca e carrega consigo os sabores e aromas característicos da cultura local”, afirmou.

Por fim o deputado destacou que além de sua importância gastronômica, o cuscuz de arroz de Penedo desempenha um papel significativo na economia da região com sua produção artesanal e venda por encomenda, contribuindo para a geração de renda e preservação da tradição familiar. “Ao reconhecer o cuscuz, de arroz, de Penedo como um Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, este projeto de lei visa não apenas valorizar a identidade cultural alagoana, mas também proteger e promover essa tradição única, assegurando sua continuidade e reconhecimento perante as futuras gerações”, disse o deputado Leonam.