Nível da maioria dos rios e lagoas do estado apresenta tendência de establização após trégua das chuvas

Por Redação 08/05/2024 09h09
Por Redação 08/05/2024 09h09
Nível da maioria dos rios e lagoas do estado apresenta tendência de establização após trégua das chuvas
Chuvas em Alagoas - Foto: BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Na manhã desta quarta-feira (8), a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais/Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/AL) atualizou alerta com a situação dos rios e lagoas do estado.

O monitoramento indica tendência de estabilização no nível da maioria dos rios e lagoas por causa da redução das chuvas.

Confira abaixo:

1. Rios Coruripe, Piauí e Canduípe - Níveis ainda elevados, mas apresentam tendência de estabilização;

2. Bacia do Rio Jequiá - Registrou um dos maiores volumes de chuva de Alagoas durante o período. A água foi absorvida pela Lagoa de Jequiá, que apresentou grande elevação em seu nível. Há escoamento lento para o oceano no momento, por influência da maré;

3. Riachos litorâneos e menores, como o Jacarecica e o Silva - Níveis estáveis e com tendência de redução.

4. Rio São Miguel - Estável após transbordar na noite da terça-feira (7), registrando redução lenta em seu nível no momento.

5. Rios Mundaú, Paraíba e Jacuípe - Seguem com níveis dentro da normalidade.

6. Lagoa Manguaba, no município de Marechal Deodoro - "Nível continua elevado, mas com variação de nível já regida pela variação de maré, apresentando tendência de estabilização sem atingir a cota de transbordamento que é de 270 cm. No município de Pilar, o nível da Lagoa Manguaba continua elevando-se lentamente, com tendência de estabilização e variação regida pela variação de maré", aponta a Semarh.