PM realiza culto ecumênico em ação de graças pelo Curso de Formação 2023

Por Redação, com Agência Alagoas 07/05/2024 09h09
Por Redação, com Agência Alagoas 07/05/2024 09h09
PM realiza culto ecumênico em ação de graças pelo Curso de Formação 2023
Oriundos do último concurso público, os 923 combatentes ingressaram na PM em abril de 2023 - Foto: Igor Lessa/PMAL

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar de Alagoas (CFAP) promoveu um culto ecumênico em Ação de Graças pela conclusão do Curso de Formação de Praças (CFP), turma 2023. O ato religioso realizado na segunda-feira, no Teatro Gustavo Leite, em Maceió, é um dos eventos que marcam o encerramento do processo de formação dos futuros novos soldados da Corporação.

Oriundos do último concurso público, os 923 combatentes ingressaram na PM em abril de 2023 e, após mais de um ano, chegou o momento de agradecer com cânticos, palavras de reflexão, testemunhos e orações.

A capelania da PM participou do culto com a presença do pastor, capelão evangélico da PM capitão Irland Chaves e também do diácono do Exército Brasileiro, representando a fé católica. As canções de louvor ficaram a cargo da banda formada por alunos do próprio CFAP, entre instrumentistas e cantores, sob a condução do tenente Celso Augusto, lotado na mesma unidade, com a participação da Comissão de Formatura na escolha do repertório.

Em nome da turma, o aluno CFP Santos relembrou a trajetória desde as provas, a aprovação naquele que foi o concurso público com a maior nota de corte na história da PM alagoana, passando pelos desafios do curso até chegar ao dia da formatura.

“Resultado de muita força de vontade, perseverança, empenho, muita garra e dedicação. Saibam que todas as abdicações e renúncias valeram a pena e este momento é a coroação de tudo isso”, celebrou o aluno, emocionando os presentes.

O coronel Marcos Sampaio, diretor de Ensino e Pesquisa da PM (DEIP), representou o comandante-geral na solenidade. “Esta é a conclusão de um curso árduo e os senhores estão honrando a Deus com esta bela solenidade. Desejo a todos uma jornada de sucesso e peço que lembrem-se: estamos em uma guerra do bem contra o mal que vai além do plano terreno. Temos uma missão como defensores da lei e da ordem que é combater o bom combate. Deixo também um conselho: respeitem os superiores e subordinados e sejam camaradas com os pares. Sigam a legalidade e nunca percam de vista seus princípios e valores”.

O tenente-coronel Sílvio Lúcio, comandante do Centro de Formação, iniciou sua fala glorificando a Deus e agradecendo a todo o corpo de oficiais e praças sob seu comando e a cada um que contribuiu com o CFP 2023. Ele também aconselhou aqueles que em breve deixarão de ser alunos para se tornarem soldados. “Que a gente faça, cada um em sua unidade, uma polícia melhor do que recebeu. Pensem e sejam exemplos. Deixem um legado por onde passarem. Honrem esta farda e não permitam que ninguém os diminua. Só os senhores sabem o quanto sofreram e tiveram que superar para conquistar esse feito. Parabéns", concluiu o comandante.

Homenagens

Um dos momentos mais emocionantes foi o do anúncio do nome da turma, que escolheu o Soldado Edmar Felipe Alves (em memória), que faleceu em 28 de novembro de 2023, vítima de arma de fogo. O militar, que desde seu ingresso na Corporação em 2020, sempre se destacou pela bravura e operacionalidade, estava no Rio de Janeiro, servindo na Força Nacional de Segurança. A família do soldado foi convidada ao palco, entre eles estava o pai do soldado, o sargento da Reserva Remunerada Edvaldo Florentino dos Santos.

Durante o discurso do tenente Fábio Calheiros, do Corpo de Alunos, o aluno Bruno Gusmão foi convocado ao palco junto com seus familiares para receber uma homenagem à memória de sua mãe, a sargento Eleuza de Gusmão, que partiu no dia 27 de abril.

As homenagens seguiram com honras e certificados a instrutores, apoiadores e componentes da equipe do CFAP incluindo Divisões Técnica (DT) e de Meios (DM) e Corpo de Alunos (CA). O evento encerrou com aposição simbólica da placa da turma, que posteriormente será afixada e eternizada em um dos corredores da unidade de ensino.