Após três dias isoladas, bebê e avó são resgatadas pelos Bombeiros

Por redação com Terra 05/05/2024 11h11
Por redação com Terra 05/05/2024 11h11
Após três dias isoladas, bebê e avó são resgatadas pelos Bombeiros
Resgate no RS - Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros, com apoio da Força Aérea Brasileira, conseguiu resgatar uma bebê e sua avó que estavam a três dias isoladas por causa das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. O salvamento ocorreu na zona rural de Santa Maria, uma das regiões mais afetadas do Estado.

De acordo com informações, a mãe da bebê, de apenas um ano, estava ausente na cidade e a situação da criança se agravava devido à falta de leite materno.

Aproximadamente mil pessoas já foram deslocadas de suas residências em Santa Maria desde o inicio dos eventos meteorológicos.

Números atualizados da tragédia

O último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, atualizado às 9h deste domingo, 5, confirmou 66 pessoas mortas, 155 feridas e mais de 100 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira, 30 de abril.

Veja abaixo os números divulgados

Municípios afetados: 332

Pessoas em abrigos: 15.192

Desalojados: 80.573

Afetados: 707.190

Feridos: 155

Desaparecidos: 101

Óbitos confirmados: 66

Óbitos em investigação*: 6

*Está sendo apurado se os óbitos têm relação com os eventos meteorológicos.

Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.