Morre aos 83 anos o designer de moda italiano Roberto Cavalli
O mundo da moda está em luto. Morreu nesta sexta-feira (12.04), o designer de moda italiano Roberto Cavalli, fundador da grife que leva o seu nome. O estilista já vestiu a cantora brasileira Anitta, Taylor Swift, Beyoncé, Madonna, Zendaya, entre outras famosas e celebridades, e era renomado no meio em que atuava.
Cavalli faleceu em Florença, na Itália, e a causa da morte ainda não foi divulgada. A notícia foi confirmada pelo perfil da grife no Instagram e, segundo a imprensa internacional, Cavalli morreu em casa ao lado de sua mulher, Sandra Bergman Nilsonn, com quem esteve junto nos últimos 15 anos. O casal teve um filho, Giorgio, há dois anos.
O caçula é o sexto herdeiro do estilista, que também deixa Tommaso e Cristiana, de seu primeiro casamento com Silvanella Giannoni, e Robert, Rachele e Daniele, do relacionamento com Eva Duringer.
"Uma vida vivida com Amor. É com grande tristeza que hoje nos despedimos de nosso fundador Roberto Cavalli. De origens humildes em Florença, Roberto conseguiu se tornar um nome mundialmente reconhecido, amado e respeitado por todos. Naturalmente talentoso e criativo, Roberto acreditava que todos poderiam descobrir e alimentar o artista dentro de si. O legado de Roberto Cavalli viverá por sua criatividade, seu amor pela natureza e por sua família, a quem adorava", informou o texto publicado na rede social da marca.
Com o falecimento confirmado, Fausto Puglisi, atual diretor criativo da Roberto Cavalli, se despediu do alicerce da marca. “Querido Roberto, você pode não estar mais aqui fisicamente conosco, mas sei que sentirei seu espírito sempre comigo. É a maior honra da minha carreira trabalhar sob o seu legado e criar para a marca que você fundou com tanta visão e estilo. Descanse em paz, sua falta será sentida e você é amado por tantos que seu nome continuará um farol de inspiração para outros, e principalmente para mim.”
Já Sergio Azzolari, CEO da Roberto Cavalli, disse: “A empresa Roberto Cavalli expressa condolências pela perda da família do senhor Cavalli. Seu legado continua sendo uma fonte constante de inspiração.”
Conheça a história do estilista
Cavalli trouxe em seus trabalhos sua sensibilidade artística para seus designs de moda, depois de estudar no Instituto de Arte de Florença. Sua marca de moda foi lançada em 1970, revelando sua primeira coleção no Salon du Prêt-à-Porter em Paris, realizado na Porte de Versailles.
Por meio da Maison, o designer levou seu fascínio pela arte e fotografia à moda com criações em que a feminilidade se destacava nas silhuetas justas e na força do animal print. Essa fórmula única conquistou grandes nomes do entretenimento, como Madonna, Beyoncé, Taylor Swift, Charlize Theron e Anitta, que usou três looks assinados pelo estilista em seu show no Coachella em 2022.
Divorciado de Silvanella Giannoni, em 1977, com quem teve dois filhos, Cristiana e Tommaso, o italiano deu início a um novo relacionamento com Eva Maria Düringer, que ele conheceu durante um concurso de Miss Universo na República Dominicana. Na ocasião, Cavalli era jurado e Eva uma das concorrentes. Os dois se casaram em 1980 e se tornaram pais de Rachele, Daniele e Robin.
Em 2014, Cavalli deu início ao seu terceiro relacionamento. Com a modelo Sandra Nilsson-Bergman, que ganhou, em 2015, uma ilha particular na Suécia, ele teve seu sexto filho, Giorgio, mesmo nome do pai do estilista.
Aproximar os clientes do universo da grife foi uma sacada visionária do designer, que contou os bastidores dessa jornada meteórica no mundo fashion em sua autobiografia "Just Me!", publicada em 2014. Após um ano desse lançamento, o estilista passou o bastão da direção criativa da marca para Peter Dundas, que foi substituído por Paul Surridge, em 2017. Desde 2020, a maison passou a ser comandada por Fausto Puglisi, que vem preservando a essência de Cavalli em cada coleção.