Governo intensifica monitoramento durante quadra chuvosa em Alagoas
Nesta quarta-feira (10), o Governo de Alagoas anunciou que começou a intensificar o monitoramento das regiões devido à chegada da quadra chuvosa. A ação tem como objetivo prevenir desastres naturais.
A medida leva em consideração o período chuvoso de 2022, que deixou mais de 56 mil pessoas desabrigadas. Com isso, o Estado pontuou que a preparação ocorrerá com a realização de diversas ações.
"Desde o ano passado, vem sendo realizados investimentos significativos na infraestrutura de monitoramento e alerta em todo o estado. Isso inclui aprimoramentos na Sala de Alerta e na rede de monitoramento hidrometeorológico, com a instalação de equipamentos modernos e a implementação de sistemas automatizados para coleta e análise de dados em tempo real", esclareceu o governo.
As projeções da equipe da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Spden/Semarh) apontam que a expectativa é de que o volume da quadra chuvosa fique acima da média em Alagoas.
“Entretanto, em minha análise, o que vai intensificar o volume de chuvas durante este período é a temperatura acima da média das águas do Oceano Atlântico, que estão bem mais quentes na Costa brasileira. Essa anomalia térmica alimenta o desenvolvimento de sistemas atmosféricos que trazem umidade e precipitação para o interior do continente, incluindo o estado de Alagoas”, contou o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Vinícius Pinho.