Apagão de 10 horas afeta 35 mil moradores e hospitais no Centro de SP

Por redação com G1 18/03/2024 21h09
Por redação com G1 18/03/2024 21h09
Apagão de 10 horas afeta 35 mil moradores e hospitais no Centro de SP
Apagão afeta bairros na cidade de SP nesta segunda (18) - Foto: TV Globo

Moradores e frequentadores do Centro da cidade de São Paulo tiveram um dia de caos nesta segunda-feira (18). Diversos bairros da região ficaram quase dez horas sem luz, e cerca de 35 mil pessoas foram afetadas.

O problema, que começou por volta das 10h, foi causado por uma falha na rede subterrânea da Enel. Segundo a concessionária, "uma escavação realizada pela Sabesp na região central de São Paulo atingiu acidentalmente cabos da rede subterrânea da distribuidora, e causou a interrupção da energia". A Sabesp, porém, negou que a obra tenha atingido a rede elétrica.

Hospitais, casas, apartamentos e lojas tiveram de enfrentar o dia de calor sem energia elétrica. Pouco antes das 19h, a energia elétrica foi retomada apenas em algumas regiões.

A dona de casa Jane Aparecida precisava de atendimento ortopédico na Santa Casa, mas não conseguiu. "Não atenderam, só fizeram a ficha, não chamaram ninguém. Não funciona painel, os banheiros todos sujos, não tem papel, não tem sabão. Está um verdadeiro caos.”

Ao lado do Cemitério da Consolação, doentes renais crônicos que tinham hemodiálise marcada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ficaram esperando a energia voltar. Eles estavam preocupados e revoltados.

"Eu estou esperando por uma questão de não desobedecer. Por mim, já tinha ido embora, sei que não vai voltar. Você acha que a Enel vai dizer ‘O coitadinho está lá sem fazer a hemodiálise dele’? Não, não...", lamentou o técnico em informática Luis Cenise.

O apagão também atingiu semáforos da Avenida Angélica e de outras ruas de Higienópolis. Na Faculdade de Medicina da Santa Casa, as aulas foram suspensas. Moradores também reclamaram do sinal de internet nos celulares, que oscilou durante toda a tarde.

Pacientes que fariam quimioterapia no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo tiveram de voltar para casa. "Não deu pra fazer. [Apenas] amanhã ou na quarta-feira", disse o motorista José Rodrigues.

O Hospital Santa Isabel também operou apenas com as atividades essenciais. Geradores de energia garantiram o básico.

Em nota, a Santa Casa informou quer remarcou atendimentos de pacientes ambulatoriais e que utilizou geradores para áreas de internação e emergências.