Caixa suspende atendimento em duas agências em Maceió devido ao afundamento do solo no Mutange
A CAIXA fechou duas agências nos bairros Farol e Pinheiro, em Maceió, antes do horário previsto nesta quinta-feira (30) devido ao risco de colapso iminente na mina de número 18, no Mutange, bairro vizinho.
A CAIXA informou que vai acompanhar a situação do agravamento dos tremores provocados pelo afundamento do solo na cidade para decidir sobre a retomada das atividades nas duas unidades.
Os bancos estão situados em uma das principais vias da cidade, a Avenida Fernandes Lima, mas ficam em bairros diferentes: Farol (agência Farol) e Pinheiro (agência Gruta de Lourdes). Apesar do Pinheiro e de parte do Farol terem sido afetados pela mineração, as áreas em que as agências estão não foram classificadas como de risco de afundamento do solo e não têm indicação para evacuação.
O afundamento do solo de Maceió começou em 2018. Desde então, mais de 14 mil imóveis foram desocupados em 5 bairros da cidade, mas algumas dezenas de famílias ainda permaneciam na borda da área de risco. Na quarta (29), com a possibilidade de colapso iminente na mina de número 18, no Mutange, a Prefeitura de Maceió declarou situação de emergência por 180 dias.
A Justiça Federal determinou nesta quinta (30) que novos imóveis sejam incluídos no mapa de realocação, que prevê a retirada das famílias da área com risco de afundamento do solo. Após a decisão, a Defesa Civil divulgou um novo mapa de realocação, que inclui 23 imóveis do bairro do Bom Parto.