Brasil conhece adversários no Pré-Olímpico de Basquete 2024
O Brasil conheceu, nesta segunda-feira, os adversários do Pré-Olímpico de Basquete Masculino. O sorteio da Federação Internacional de Basquete, a Fiba, definiu o grupo com Camarões e Montenegro na cidade de Riga, capital da Letônia. Os confrontos ocorrem entre os dias 2 e 7 de julho, e garantem a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.
A competição será disputada entre os dias 2 e 7 de julho de 2024 em torneios de quatro cidades. Os locais escolhidos foram Piraeus, na Grécia, Riga, na Letônia, Valência, na Espanha, e San Juan, em Porto Rico. Divididos em seis grupos (dois por cidade), 24 países disputam vagas nas Olimpíadas de 2024. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase eliminatória entre as cidades. O campeão de cada torneio se classifica para os Jogos Olímpicos.
O grupo do Brasil, que conta com Camarões e Montenegro, disputará os jogos na cidade de Riga, capital da Letônia. Na Copa do Mundo de Basquete de 2023, os montenegrinos pararam na segunda fase, assim como os brasileiros. A seleção de Camarões não se classificou para competição. Caso se classifique, o Brasil pode enfrentar Letônia, Geórgia ou Filipinas.
- Torneio muito equilibrado, com seleções importantes, compostas por grandes jogadores. Pelo que fizeram na Copa do Mundo e por ser sede, a Letônia entra com favoritismo, mas tenho certeza que podemos ser muito competitivos. O primeiro pensamento é fazer uma boa preparação e passar pelo grupo, para assim ter a possibilidade de jogar pela vaga na fase decisiva - disse o técnico Gustavo de Conti.
Anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2024, a França teve classificação automática para a competição. Além dos franceses, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Japão e Sudão do Sul também estão garantidos no torneio.
Veja os grupos do Pré-Olímpico de Basquete 2024:
Valencia
Grupo A: Líbano, Angola e Espanha
Grupo B: Finlândia, Polônia e Bahamas
Riga
Grupo A: Geórgia, Filipinas e Letônia
Grupo B: Brasil, Camarões e Montenegro
Piraeus
Grupo A: Eslovênia, Nova Zelândia e Croácia
Grupo B: Egito, Grécia e República Dominicana
San Juan
Grupo A: México, Costa do Marfim e Lituânia
Grupo B: Itália, Porto Rico e Bahrein