Mulher descobre instrumento cirúrgico 'do tamanho de um prato' deixado em seu corpo após cesárea

Por Extra 05/09/2023 09h09
Por Extra 05/09/2023 09h09
Mulher descobre instrumento cirúrgico 'do tamanho de um prato' deixado em seu corpo após cesárea
Mulher descobre instrumento cirúrgico ‘do tamanho de um prato’ deixado em seu corpo após cesárea - Foto: Unsplash

Sofrendo com uma dor crônica por 18 meses, uma mulher descobriu que havia um instrumento cirúrgico do tamanho de um prato dentro do abdômen. O retrator de incisão Alexis —que permite o acesso às cavidades de forma menos traumática— foi deixado no corpo da paciente após ela dar à luz um filho em 2020, na Nova Zelândia. O caso foi divulgado na segunda-feira por um relatório por um órgão do Ministério da Saúde do país neozelandês.

O retrator extra grande, "do tamanho de um prato de jantar", de acordo com a comissária, e projetado para retrair incisões de até 17 cm de diâmetro, não era detectável por raio-X. O instrumento só foi descoberto quando a mulher sentiu uma dor intensa, o que a fez ir ao pronto-socorro. O objeto foi, enfim, removido do abdômen dela em 2021.

Investigações foram realizadas, porém o hospital Auckland City Hospital afirmou que não havia falhado em exercer habilidade e cuidado razoáveis em relação à paciente, que estava em seus 20 anos, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

A Comissária de Saúde e Incapacidade da Nova Zelândia, Morag McDowell, divulgou um relatório que detalha que a operação do hospital estava em desacordo com o código dos direitos dos pacientes do país.

"Isso resultou na mulher sofrendo dor abdominal crônica até que o dispositivo fosse descoberto incidentalmente em uma tomografia computadorizada abdominal", afirma o documento.

A autoridade não divulgou o nome da paciente "por razões éticas e de privacidade". O caso, segundo o relatório, poderá ajudar a incrementar "melhorias nos sistemas e processos, que reduzirão a chance de incidentes semelhantes no futuro".