Novo técnico da seleção brasileira faz a primeira convocação com Marta e Cristiane

Por Redação com GE 01/09/2023 18h06
Por Redação com GE 01/09/2023 18h06
Novo técnico da seleção brasileira faz a primeira convocação com Marta e Cristiane
Arthur Elias, novo técnico da seleção feminina - Foto: Allan Caldas

Novo técnico da seleção brasileira feminina, Arthur Elias foi apresentado nesta sexta-feira e já fez sua primeira convocação. Ele chamou 30 jogadoras para a data Fifa de setembro, a primeira após a Copa do Mundo Feminina da Austrália e da Nova Zelândia. A principal novidade é a volta da atacante Cristiane, de 38 anos, do Santos, preterida pela antecessora Pia Sundhage.

Arthur Elias também convocou a camisa 10 Marta, do Orlando Pride. A craque de 37 anos se despediu das Copas do Mundo após a edição deste ano, mas tinha deixado aberta a possibilidade de continuar jogando na seleção.

- O histórico delas (Marta e Cristiane) a gente não precisa nem comentar. Eu vejo que elas ainda têm muito a contribuir para a seleção, a Marta talvez não tenha chegado em suas melhores condições na Copa, espero que ela esteja melhor agora. O retorno da Cris é muito merecido, pelo que ela fez ano passado em termos de performance, as portas da seleção vão estar sempre abertas independentemente da idade - afirmou o técnico.

Arthur Elias substituiu a treinadora Pia Sundhage, demitida na última quarta-feira a após a campanha ruim da seleção brasileira no Mundial. O Brasil foi eliminado na primeira fase, o que não acontecia desde 1995. A primeira competição oficial de Arthur Elias na seleção brasileira será os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Dezenove jogadoras presentes à primeira convocação de Arthur Elias estiveram na Copa do Mundo. Das 23 levadas por Pia para o Mundial, ficaram fora da lista inicial do novo técnico a goleira Bárbara, a meia-atacante Andressa Alves e as zagueiras Lauren e Monica Hickmann.

Arthur Elias convocou 14 jogadoras que atuam em clubes do exterior e 16 que estão em atividade no país, sendo nove do Corinthians. O técnico continuará trabalhando no clube, acumulando as funções com a seleção brasileira, até o fim da Libertadores da América, em outubro.

Brasil não terá amistosos na Data Fifa

A seleção brasileira não terá amistosos nesta Data Fifa, e o novo treinador aproveitará o período para treinamentos na Granja Comary. Embora esteja a menos de um ano dos Jogos Olímpicos, Arthur Elias não vê na falta de jogos um prejuízo ao seu início de trabalho.

- Em relação à Data Fifa, isso não me atrapalha em nada. Vamos tentar ter adversários fortes para as próximas datas Fifa, mas em relação a essa eu estou satisfeito em ter as jogadoras treinando, é um grupo grande inicial e vamos precisar de mais tempo de treinamento - declarou ele.

CONFIRA AS JOGADORAS CONVOCADAS:

GOLEIRAS

Leticia (Corinthians)

Luciana (Ferroviária)

Camila (Santos)

Kemelli (Corinthians)

ZAGUEIRAS

Rafaelle (Orlando Pride)

Tainara (Bayern de Munique)

Kathellen (Real Madrid)

Antonia (Levante)

LATERAIS

Tamires (Corinthians)

Yasmim (Corinthians)

Katiuscia (Corinthians)

Bruninha (Gotham FC)

MEIAS

Ary Borges (Racing Louisville)

Luana (Corinthians)

Duda Sampaio (Corinthians)

Angelina (OL Reign)

Ana Vitória (PSG)

Brena (Santos)

ATACANTES

Kerolin (NC Courage)

Debinha (KC Current)

Bia Zaneratto (Palmeiras)

Geyse (Manchester United)

Nycole (Benfica)

Gabi Portilho (Corinthians)

Jheniffer (Corinthians)

Eudimilla (Ferroviária)

Amanda Gutierres (Palmeiras)

Adriana (Orlando Pride)

Marta (Orlando Pride)

Cristiane (Santos)