O 'Príncipe do Funk', MC Marcinho morre aos 45 anos

Por Redação com G1 26/08/2023 09h09 - Atualizado em 26/08/2023 18h06
Por Redação com G1 26/08/2023 09h09 Atualizado em 26/08/2023 18h06
O 'Príncipe do Funk', MC Marcinho morre aos 45 anos
Morre MC Marcinho - Foto: Fabio Rasec/Divulgação

Morreu na manhã deste sábado, 26, o funkeiro conhecido pela alcunha de 'Príncipe do funk' MC Marcinho, aos 45 anos. Dono de sucessos nacionais, MC Marcinho estava internado no Hospital Copa D'Or, Marcio André Nepomuceno Garcia, desde o dia 10 de julho, quando sofreu uma parada cardíaca.

Marcinho sofria de problemas no coração. Desde sua internação, os médicos vinham tentando salvá-lo com diversos procedimentos, como a implantação de um coração artificial e o uso da Ecmo, uma espécie de pulmão artificial externo. Neste sábado, ele não resistiu e a morte dele foi confirmada pela unidade de saúde, às 9h38 de hoje.

MC Marcinho é um dos criadores do chamado funk melody. É autor de grandes sucessos como “Glamurosa", "Rap do solitário", "Porque te amo", "Vou catucar", "Tudo é Festa" e "Garota nota 100".

Ele havia voltado ao sucesso musical recentemente, após ter várias músicas e participação na novela Vai na Fé, da Rede Globo, que, entre os temas abordados, tratava dos bailes funks dos anos 90 e 2000.

Seu primeiro sucesso foi o "Rap do solitário" ("Amor, por que você me trata assim? / Apenas quero te fazer feliz..."). Popularizou o funk com letras que contavam o dia a dia da juventude das favelas e periferias do Grande Rio.

Marcinho nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e trocou o sonho de ser jogador de futebol para virar MC. Na adolescência, foi morar em Bangu, na Zona Oeste da capital, e nunca mais saiu. “Aqui encontrei a minha felicidade", dizia.

Lançamentos recentes

Entre seus mais recentes sucessos estão "Salve favela", parceria com o ator e ex-BBB Babu Santana, e "Quero te levar", com a participação da cantora Lourena.