Deputada Sâmia Bonfim é vítima de gordofobia e machismo na CPI do MST

O Presidente da CPI do MST, deputado Coronel Zucco (Republicanos-RS) perguntou à deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) se ela queria "um remédio, um calmante ou um hambúrguer para se acalmar", durante uma reunião do colegiado nesta quinta-feira (3). Talíria Petrone (PSOL-SP) e Fernanda Melchiona (PSOL-RS) acusaram o parlamentar de machismo e gordofobia e afirmaram que "não vão se intimidar".
Sâmia informou que irá denunciar o caso à Procuradoria Geral da República (PGR) por entender a situação como "violência de gênero".
O momento ocorreu durante depoimento de José Rainha, líder da Frente Nacional de Lutas (FNL). Rainha reconhecia que "tem relações políticas e fraternas" com Sâmia. A parlamentar utilizou o microfone desligado, fora do seu momento de fala, e ouviu este questionamento de Zucco.
Sâmia alega ainda que a ironia de Zucco é constantemente repetida por homens nos corredores da Câmara, nas redes sociais e nas sessões da CPI do MST.
CONFLITOS ANTERIORES
Coronel Zucco, então, pediu que a própria fala fosse removida das notas da sessão e relembrou ataques de Sâmia, que chegou a citar o irmão dele, paciente de câncer, como "investigado pelo Supremo Tribunal Federal".
A parlamentar por São Paulo rebateu a fala do presidente e disse já ter sido alvo do presidente da CPI, anteriormente. Internautas que acompanhavam a transmissão da reunião no canal da Câmara no Youtube passaram a enviar emoji de hambúrguer no chat.
RELAÇÕES ENTRE JOSÉ RAINHA E SÂMIA BONFIM
José Rainha, líder da Frente Nacional de Lutas (FNL), prestou depoimento e admitiu ter "relações políticas e fraternas" com Sâmia. A relação foi questionada pelo relator do colegiado, Ricardo Salles (PL-SP).
Esse depoimento é um dos mais aguardados até o momento pela oposição. A sabatina ocorre após o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, ter determinado que fosse mantido.
Um vídeo de Rainha pedindo votos para a parlamentar nas últimas eleições foi exibido. O líder disse ainda não ter influência sobre a ex-esposa dele ser empregada por Sâmia.
"Minha relação com a Sâmia e outros deputados é fraterna e política. Tenho relações diplomáticas e pedi votos para vários nomes nesta eleição", disse.
Rainha esteve preso entre março e junho deste ano suspeito de extorquir fazendeiros e produtores rurais. Ele também teria, supostamente, participado de conflitos agrários.
PRÓXIMOS PASSOS DA CPI
Nesta quarta-feira (2), o colegiado aprovou a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa. A escolha se dá pelo entendimento que, à época governador da Bahia, não teria aplicado "esforços para impedir atos de invasões de terra nem para garantir a propriedade privada".
Já no próximo dia 10, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, irá como "convidado". Teixeira já minimizou as invasões promovidas pelo MST na área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Últimas Notícias

PM prende homem ao flagrá-lo com espingardas em residência no bairro Senador Nilo Coelho

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Homem é encontrado morto com ferimento na cabeça na zona rural de Limoeiro de Anadia

Felipe Neto diz que será pré-candidato à presidência da República

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Reinauguração Supermercado São Luiz

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
