Policiais militares que atuam na SSP recebem instrução para confecção do TCO

A Secretaria de Estado da Segurança Pública concluiu nesta quinta-feira (20) a primeira etapa de instruções sobre a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para os policiais militares que estão à disposição da pasta. O objetivo é atualizar o conhecimento dos agentes, que também estão sendo empregados no serviço do policiamento ostensivo.
A capacitação, coordenada pela chefia de Ensino Integrado da SSP, começou de forma on-line com noções básicas dos fundamentos do TCO, de Direitos Humanos, redação oficial aplicada à lavratura do Termo Circunstanciado e as etapas da cadeia de custódia de provas. Já durante as aulas práticas, foram repassadas informações sobre os sistemas que serão utilizados pela Polícia Militar para a confecção dos documentos. Além disso, de acordo com a chefe de Ensino da SSP, major Joyce Bezerra, foram apresentados casos de sucesso na implantação do serviço dentro da corporação, como a atuação do 8º Batalhão e da 4ª Companhia Independente.
“Atualmente na Polícia Militar, essas duas unidades são modelo na elaboração do TCO. São as unidades que mais têm confeccionado, e elas foram equipadas como as unidades-piloto da corporação. Como foi apresentado, só a 4ª Cia lavrou o equivalente a 46% dos TCOs produzidos pela PM. As principais ocorrências relatadas pela Companhia são a perturbação do sossego alheio, ameaça e lesão corporal leve”, afirmou a oficial.
Os dados foram apresentados pelo comandante da 4ª CPM/I, major Carlos Alberto, e pelos chefes de planejamento da 4ª Companhia, tenente Jonata Calheiros, e do 8º BPM, capitão Alucham Fonseca. Ambos participaram do Curso de Multiplicador de TCO coordenado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da PM.
O secretário executivo de Políticas de Segurança da SSP, tenente-coronel Patrick Madeiro, falou da importância da capacitação para os integrantes da força de segurança, que, rotineiramente, estão reforçando o policiamento ordinário através do planejamento estratégico realizado de forma conjunta com o Comando de Policiamento da Capital (CPC).
“Estamos proporcionando para os servidores que atuam aqui no órgão a possibilidade de um treinamento para qualificá-los no preenchimento do TCO. Um documento muito importante, que hoje a Polícia Militar tem autonomia de desenvolvê-lo e realizar a apresentação dessa documentação diretamente junto ao Poder Judiciário. Um grande avanço para a PM, para a Segurança Pública e de forma geral para toda a sociedade”, disse ele.
A segunda etapa de instruções deverá ser realizada entre os dias 8 e 17 de agosto, quando a segunda turma também receberá a capacitação especializada.
TCO na PM
Desde a assinatura do decreto governamental pelo qual o governador Paulo Dantas, em fevereiro deste ano, autorizou a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência pela Polícia Militar, a corporação tem promovido diversas capacitações para o efetivo. As instruções têm ajudado na implantação da lavratura do documento que vai dar mais celeridade no atendimento de ocorrências policiais.
O TCO é um procedimento administrativo que registra crimes de menor potencial ofensivo, que tenham pena máxima em até dois anos ou contravenções penais, conforme previsto no Artigo 69 da Lei N° 9.099/95. Entre os crimes passíveis para lavratura de um TCO estão: Ameaça, Lesão Corporal Leve, Desacato, Vias de Fato, entre outros. Na prática, feito o TCO, o procedimento será encaminhado automaticamente ao Juizado Especial Competente.
Últimas Notícias

Suspeito de abusar enteada de 12 anos, em 2013, é preso durante operação em Maceió

Homem é executado a tiros dentro do próprio carro embaixo de viaduto de Maceió

Pedreiro vítima de aranha-marrom se recupera após tratamento intensivo no HGE

Deputado Daniel cobra explicações da Casal sobre falta de água em cidades de Al

Com atuação do MPF, Braskem desiste de pesquisa mineral no litoral norte de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
