Volkswagen suspende contratos de 800 funcionários e interrompe produção em Taubaté (SP)

Por redação com Auto Esporte 17/07/2023 20h08
Por redação com Auto Esporte 17/07/2023 20h08
Volkswagen suspende contratos de 800 funcionários e interrompe produção em Taubaté (SP)
Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) - Foto: (Foto: Volkswagen) Auto Esporte

A Volkswagen vai suspender os contratos de 800 funcionários na fábrica de Taubaté (SP) a partir do dia 1° de agosto. A medida foi divulgada nesta segunda-feira (17) pelo Sindicato dos Metalúrgicos e pode durar entre dois e cinco meses.

A fábrica de Taubaté emprega 1,3 mil funcionários e produz o Polo Track, um dos carros mais vendidos do Brasil durante o programa de incentivo à indústria. A Volkswagen solicitou R$ 100 milhões em créditos ao governo federal para baratear os carros que custam abaixo de R$ 120 mil.

Segundo a Volkswagen, a suspensão serve para adequar a produção ao volume de vendas e foi acordado com funcionários e o sindicato.

A suspensão em Taubaté foi anunciada um mês após a Volkswagen paralisar a produção de veículos nas fábricas de São José dos Pinhais (PR) e São Bernardo do Campo (SP), também com a finalidade de equilibrar produção e volume de vendas.

Em São José dos Pinhais, a Volkswagen adotou layoff para um dos turnos, que deve retomar as atividades em até quatro meses. O complexo paranaense produz o T-Cross e o Audi Q3.

Em São Bernardo do Campo, os funcionários entraram em um regime de férias coletivas no dia 10 de julho. As atividades devem ser retomadas nesta quinta-feira (20).