Samu atualiza conhecimentos dos profissionais da Base Descentralizada de Rio Largo
A Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atualizou os conhecimentos dos profissionais que atuam na Base Descentralizada (BD) de Rio Largo, sobre protocolos e procedimentos de urgência, emergência, além de regulação médica. A ação faz parte do projeto Núcleo de Educação Permanente (NEP) Itinerante, que tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos socorristas e, com isso, assegurar um atendimento de excelência em todo o Estado.
Além de se atualizar sobre os novos protocolos de atendimentos, os socorristas tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas sobre os atendimentos de múltiplas vítimas, quedas de motos e também problemas cardiorrespiratórios, entre outros temas.
O treinamento, que teve como instrutores o enfermeiro Heubert Guimarães, a técnica de enfermagem Katianne Kelly Alves e o condutor socorrista Ricardo Souza, além de apoio logístico, Wylton da Silva Siqueira, ocorreu por meio de aulas teóricas e práticas, possibilitando que os profissionais pudessem simular situações reais que ocorrem no dia a dia.
Conforme o coordenador-geral do Samu Maceió, médico Jhonat Silva, o projeto NEP Itinerante tem exercido papel fundamental na capacitação periódica dos socorristas que atuam nas 35 Bases Descentralizadas.
"Os profissionais das Bases Descentralizadas participam de treinamentos constantes, o que é fundamental para que o nosso serviço seja de excelência, Com a iniciativa, contribuímos para salvarmos mais vidas", destacou.
Para o instrutor e enfermeiro do Samu Maceió, Heubert Guimarães, atualizar os conhecimentos é fundamental para o exercício da atividade de qualquer profissional e não seria diferente para os socorristas. "Nessas atualizações que o NEP realiza, ensinamos e também aprendemos muito com as experiências práticas apresentadas pelos colegas", salientou o instrutor.
Para o coordenador da Base Descentralizada de Rio Largo, o enfermeiro Walmir Barbosa, essas atualizações do NEP são fundamentais. "Isso porque elas qualificam, ainda mais, os profissionais, além de ser um momento de interação entre a Central do Samu com as Bases Descentralizada, o que é muito importante, porque temos a oportunidade de ficarmos mais preparados para salvar mais vidas", frisou.
SBV
Durante quase cinco horas de treinamentos foram discutidos os procedimentos e protocolos que os socorristas aplicam diariamente nas ocorrências, a exemplo da segurança na cena do acidente, isto é, como deve ser sinalizada a ambulância no local da ocorrência.
Também foram abordados temas como o Suporte Básico de Vida (SBV) em crianças e adultos, bem como os novos protocolos e procedimentos aplicados no dia a dia, que têm como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de parada cardiorrespiratória.
A atualização dos atendimentos também abordou procedimentos relacionados à restrição de movimentos de vítima com politraumatismo, que ocorre nos casos de retirada de capacete, o uso de colar cervical e o pranchamento. Também foram repassadas técnicas e princípios que devem ser respeitados para que os atendimentos cumpram com os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde (MS), sejam eles relativos à urgência e emergência, como as regulações médicas, cuidados, riscos e condutas dos profissionais.
"Discutir sobre os acertos, aprimoramentos dos atendimentos e os possíveis erros que podem ser cometidos e que podem ser evitados, foi fundamental para que possamos realizar os atendimentos de forma ética, com agilidade e, o mais importante, salvar mais vidas", pontuou a técnica de enfermagem da Base Descentralizada de Rio Largo, Paula Danielle Mendes.