Perícia confirma contaminação de petiscos que deixou cães intoxicados em Alagoas
O laudo da Perícia que analisou amostras de petiscos caninos Dental Care, produzido pela empresa Bassar, apontou que a ração provocou doença em uma cadela de Alagoas. Conforme a perícia, foi constatada a presença da substância imprópria para consumo animal, etilenoglicol (monoetilenoglicol).
Após a confirmação do fato, Julyanna, tutora da cadela Valentina, que adoeceu ao comer os petiscos, afirmou que está lutando por justiça. "Alguém que também adquiriu um produto deste, entre em contato", pediu Julyanna.
O delegado Robervaldo Davino, titular da Delegacia dos Crimes Ambientais de Maceió, revelou que vai dar continuidade as investigações, inclusive intimando o gerente da loja e ouvir a dona do animal.
"Hoje nós fomos intimar o gerente da loja para que ele venha se pronunciar sobre aquela venda [do petisco] e que ele traga os comprovantes de compra, que ele adquiriu de alguém, e o comprovante de recall, porque a própria fabricante mandou recolher todos os produtos", disse Robervaldo Davino, ontem, quarta-feira, 05.
A contaminação da cadela valentina ocorreu em setembro de 2022, período em que a tutora notou que a cachorra passou mal ao ingerir o petisco. Na época, casos suspeitos de intoxicação por petiscos da Bassar eram investigados em vários locais do Brasil.
Conforme a Bassar, ela e outras 10 industrias de alimentos para pets foram vitimadas pelo fornecedor Tecnoclean que vendeu insumo contaminado para a fabricação de alimentos.
Após a suspeita de contaminação de petiscos, a Bassar realizou um recall de todos os produtos comercializados pela marca no Brasil.
Veja a nota da Bassar
A Bassar e outras 10 industrias de alimentos para pets foram vitimadas pelo fornecedor Tecnoclean que vendeu insumo contaminado para a fabricacao de alimentos.
Após investigação do caso, a policia civil de minas gerais indiciou criminalmente os responsáveis da empresa Tecnoclean por fraude de documentos e venda de insumo contaminado com etilenoglicol para diversas industrias de alimentos para pets e humanos.
A Bassar por sua vez realizou o recolhimento de todos os produtos fabricados em sua planta em todo território nacional e prestou suporte e assistencia veterinaria a todos os clientes.
Assista o vídeo do delegado falando sobre o caso: