Alagoas registra chuva e pouca variação de temperatura no primeiro dia do Inverno 2023

Oficialmente, o inverno começou nesta quarta-feira (21), às 11h58, com o Solstício de inverno. Vinícius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), explica que o solstício de inverno é o fenômeno astronômico que indica o início da estação de inverno no hemisfério sul por ser o dia de menor número de horas de brilho solar no hemisfério sul, ou seja, é o dia mais curto e a noite mais longa do ano.
De acordo com o meteorologista algumas características são típicas do Nordeste. Diferente de outras regiões do país, de latitudes médias, aqui em Alagoas, por exemplo, a percepção de que chegou o inverno não é tão nítida.
“Se no sul e sudeste o inverno é caracterizado pelo declínio acentuado das temperaturas, observando em alguns casos temperaturas negativas, geadas e neve, aqui nós percebemos uma pequena diminuição das temperaturas, na casa dos 2 a 3 graus em média.Outro ponto a ser ressaltado, é que durante o inverno nós temos dois períodos bastante distintos em relação às chuvas. No final de junho e em julho, temos chuvas mais volumosas e a partir de agosto, com o final da quadra chuvosa, até o final de setembro quando acaba o inverno, o tempo fica mais seco” afirma Vinícius Pinho.
Segundo as previsões meteorológicas, aqui no estado, a expectativa é de chuvas menos abundantes que no ano anterior. Nos próximos meses, terão chuvas abaixo da média em todas as regiões ambientais do Estado de Alagoas. Mesmo que essa primeira metade de inverno ainda esteja dentro da quadra chuvosa, a expectativa é que o volume será menor de chuva se comparado aos anos anteriores e a média histórica. E isso deve ocorrer principalmente em função da chegada do fenômeno El Niño, que muda o cenário, que antes era de excesso de chuvas até meados do outono para um cenário de poucas chuvas.
E essa diminuição das chuvas também deve fazer com que as temperaturas não caiam tanto em Alagoas neste inverno. Também é importante ressaltar que mesmo que haja uma previsão de chuvas abaixo da média, a ocorrência de algum evento extremo de chuva na região, não está descartada, por ainda estar dentro da quadra chuvosa.
Mas a maior preocupação, segundo Vinícius Pinho, é com o final da quadra chuvosa que acontece dentro do inverno. “Como a quadra chuvosa é o período mais importante do ano para a recarga hídrica de Alagoas, ou seja, é nesse período que se armazena água no solo, nos reservatórios, em barreiros e cisternas, a preocupação é que, com a previsão de diminuição das chuvas, haja uma diminuição substancial na quantidade de água armazenada no nosso estado, não havendo água suficiente para o pós período chuvoso, agravando a situação de estiagem”, concluiu Vinícius.
Últimas Notícias

Suspeito de abusar enteada de 12 anos, em 2013, é preso durante operação em Maceió

Homem é executado a tiros dentro do próprio carro embaixo de viaduto de Maceió

Pedreiro vítima de aranha-marrom se recupera após tratamento intensivo no HGE

Deputado Daniel cobra explicações da Casal sobre falta de água em cidades de Al

Com atuação do MPF, Braskem desiste de pesquisa mineral no litoral norte de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
