Período junino: saiba o que fazer em casos de queimaduras com fogos; assista ao vídeo

Por Redação 15/06/2023 19h07 - Atualizado em 16/06/2023 09h09
Por Redação 15/06/2023 19h07 Atualizado em 16/06/2023 09h09
Período junino: saiba o que fazer em casos de queimaduras com fogos; assista ao vídeo
Queimadura - Foto: Divulgação

Fogueiras, fogos, bombinhas, tudo isso é comum no período junino, mas o que também é comum nessa data é o aumento da incidências de casos de queimaduras pelo uso desses produtos. Devido as queimaduras, muitas pessoas tendem a utilizar materiais diversos para alívio da dor, mas o Corpo de Bombeiros alerta para os casos que precisam de atendimento de saúde.

Dando continuidade as informações de caráter educativo, o capitão Etvaldo, do Corpo de Bombeiros explicou os casos que precisam de atendimento médico. "O primeiro ponto é em relação a área que foi acometida. Se uma região íntima ou a região da face foi acometida é interessante procurar um pronto atendimento, visto que essas áreas são consideradas especiais", pontuou o capitão.

Ele também ressalta sobre a profundidade da queimadura, da área afetada. "Se ela não foi simplesmente uma bolha, a gente sugere que procure um Pronto Atendimento para ter uma avaliação adequada. Além disso, é interessante ver se essa área acometida foi maior que a extensão da palma da sua própria mão. Se foi maior do que isso, também sugerimos que procure um atendimento médico", explicou.

Além dos casos citados pelo Capitão do Corpo de Bombeiros, é preciso observar quais medicamentos ou materiais devem ser aplicados em queimaduras.

Nada de pasta de dentes, pó de café ou manteiga. O uso desses materiais não é recomendado e podem afetar a área afetada.

Pomadas também só podem ser utilizadas quando recomendadas pelo médico, pois é o profissional de saúde que vai analisar o melhor medicamento a ser aplicado na área. Em caso de curativos, eles devem ser trocados a cada 12 horas.

O recomendado para casos de queimadura é água, corrente e em temperatura ambiente e deve ser colocada de forma controlada. Água gelada não é recomendada.

Assista às orientações abaixo: