Verstappen vence GP da Espanha de Fórmula 1, com duas Mercedes no pódio
Nadando de braçada rumo ao tricampeonato, Max Verstappen saiu vencedor do GP da Espanha deste domingo, liderando de ponta a ponta após largar da pole position. O triunfo do holandês, porém, foi acompanhado pelo pódio duplo da Mercedes, que pôs Lewis Hamilton em segundo lugar e George Russell em terceiro. A equipe alemã supera a Aston Martin e assume a vice-liderança do Mundial.
Max agora soma 40 vitórias na carreira, a uma de igualar Ayrton Senna como quinto maior vencedor da história. Este também foi o quinto triunfo do bicampeão em 2023, o terceiro consecutivo após triunfos também em Mônaco, domingo passado, e no GP de Miami.
Além disso, o resultado deste domingo valeu como a terceria conquista do bicampeão no Circuito de Barcelona-Catalunha; ele já havia vencido em 2016, na primeira corrida com a RBR, e em 2022. A equipe austríaca é a única a vencer em 2023, faturando as sete rodadas já disputadas até aqui.
Após largar da quarta colocação, Hamilton conquista seu segundo pódio neste ano, tendo faturado o primeiro ao chegar na segunda colocação no GP da Austrália. Para Russell, é a primeira vez entre os três primeiros colocados na atual temporada.
O resultado é mais um aceno positivo ao "novo" carro da Mercedes. A equipe alemã trouxe seu primeiro grande pacote aerodinâmico no GP de Mônaco no último domingo, prova que teve Hamilton em quarto lugar.
Destaque para a corrida de recuperação de Sergio Pérez: postergar seu pit stop até volta 28 ajudou a mandá-lo à zona de pontuação. Uma vez no top 10, o mexicano fez valer a potência do RB19, carro da RBR; já era terceiro na 46ª volta e, parando uma segunda vez no 51º giro, chegou em quarto lugar.
A McLaren viu escapar pelos dedos uma chance de ouro: Lando Norris largou em terceiro neste domingo, porém, foi cercado por Hamilton e Lance Stroll e quebrou o bico após tocar no carro do heptacampeão. O britânico não saiu do fundo do grid durante a prova e chegou ao 15º lugar, mas após suas trocas de pneus, caiu para 17º.
A F1 retorna daqui a duas semanas em 18 de junho, com o GP do Canadá, oitava etapa de 23 nesta temporada.
Verstappen agora sustenta 170 pontos no campeonato de pilotos, aumentando de 39 para 43 sua vantagem sobre o vice-líder, Sergio Pérez, colega do holandês na RBR.
A equipe austríaca segue absoluta no Mundial de construtores com 287 pontos, 135 a mais que a mais nova vice-líder, Mercedes. A octacampeã de construtores, que tinha um ponto a menos que a Aston Martin, agora está 18 na frente da rival.